domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasNESTE NOVO ANO, O QUE DEVO FAZER? – Reflexões Teológicas: com Ricardo...

NESTE NOVO ANO, O QUE DEVO FAZER? – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

NESTE NOVO ANO, O QUE DEVO FAZER?

Neste ano, devo encontrar inspiração, renovação e reflexão, lendo e praticando a boa e santa palavra de Deus. Eis alguns versículos para lembrá-lo de que a busca espiritual é o dínamo para enfrentar os desafios que o novo ano traz, assim como a motivação correta para alcançar os desafios deste ano novo que se aproxima. Eis algumas passagens bíblicas poderosas e esperança, gratidão e confiança em Deus.

Saber esperar – Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:31)

Aprender fazer o bem – Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tiago 4:13-17)

Confiar – Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. (Salmos 34:8)

Corrigir os erros – Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. (Hebreus 12:10,11)

Acreditar – Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11)

Andar nas leis do Eterno – Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. (Ezequiel 36:25-27)

Revestir do amor – E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

Dominar o coração e ser agradecido – E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. (Colossenses 3:14,15)

Prosseguir na caminhada – Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Esquecer o que ficou para trás – Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Ficar na presença do eterno – Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. (Salmos 51:10,11)

Não ser ansioso – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4:6)

Fazer do Senhor o seu porto seguro – Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. (Salmos 37:7)

Ter certeza de que Deus luta por mim – pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os seus inimigos, para dar a vitória a vocês. (Deuteronômio 20:4)

Consagrarei tudo ao Senhor – Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. (Provérbios 16:3)

Bem, devemos ter em mente que ano novo é: esperança, renovação e mudança. Certamente todos nós temos grandes expectativas no ano que nasce, pois, é a partir deste que prometemos abandonar, criar ou mesmo fazer mudanças em nossas vidas. É como se fosse uma nova oportunidade para viver uma vida melhor e cheia de graça. Aproveite e viva!

Portanto, o ano novo é um convite à mudança, a novas realizações, a união e a paz, e principalmente, o momento certo para agradecer ao Rei universal pelo dom de estar vivo.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes