quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
InícioLocalMossoró: Chuvas devem continuar até o dia de Natal

Mossoró: Chuvas devem continuar até o dia de Natal

Desde a última segunda-feira, 18, os mossoroenses têm presenciado a ocorrência de chuvas e de céu nublado durante todo o dia. As precipitações são bem atípicas para o período do ano, mas a meteorologia já as previa, em virtude do fenômeno chamado Vórtice Ciclone de Alta e a Zona de Convergência Inter Tropical (ZCIT).

 

De acordo com Alciomar Lopes, professor de Ciências Naturais, da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, as chuvas em Mossoró devem continuar ocorrendo até o dia 25 de dezembro, dia do Natal. O levantamento feito pela Secretaria apontou que, em 24 horas, Mossoró registrou 30,7 milímetros de chuva.

 

“Nós temos indicativo de chuvas nesta quinta, 21, e sexta-feira, 22, chuvas leves. Nos dias 23, 24 e 25 os modelos meteorológicos estão mostrando sol com nuvens, isso pode haver alguma alteração. No momento está mostrando essa forma, mas pode ser hoje, amanhã (quinta-feira) pode haver alguma alteração porque a atmosfera muda”.

 

O professor de Ciências Naturais apontou os fatores climáticos que estão provocando as recentes precipitações na região. “Na semana passada, aconteceu um fator de um cavado, que é um alongamento de baixa pressão no sentido horário e que estava jogando muita umidade no Leste, ou seja, na zona litorânea da região de Natal, que registrou muita chuva. Nesses últimos dias, também aconteceu o fenômeno chamado VCAN, que é vórtice ciclônico de altos níveis”, explicou o professor.

 

Durante o cavado, ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica. Já durante o VCAN é a circulação de ventos fechada, que gira no sentido horário em altos níveis da atmosfera e com núcleo frio. Sua área de formação varia conforme a estação do ano, sendo mais comum durante os meses de verão na região Nordeste.

 

O professor Alciomar Lopes informa que o VCAN é quem está provocando a maior quantidade de chuvas no momento, aliado ao cavado e também à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que até o mês de novembro estava oscilando entre 6 e 9 graus ao Norte, acima da Linha do Equador e hoje está oscilando entre 2 e 5. “Quer dizer, ela está se aproximando. A aproximação da ZCIT e os fatores atmosféricos estão favorecendo essas chuvas”, disse.

 

Alciomar Lopes informou ainda que muitas comunidades rurais registraram chuvas desde a última segunda-feira, principalmente Maísa, Jucuri, São João da Várzea, Lorena e Chafariz. Três comunidades rurais registraram precipitação acima da média verificada na zona urbana. “O destaque maior ficou para o PA Solidão, que fica próximo a Jucuri, Cabelo de Nego, São João da Várzea e Recanto da Esperança”, finalizou.

 

De Fato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes