quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
InícioBrasilMinistra Cármen Lúcia lamenta baixa representatividade feminina na política brasileira

Ministra Cármen Lúcia lamenta baixa representatividade feminina na política brasileira

Por TSE

“Vozes Femininas pela Democracia” foi o tema da palestra magna da segunda edição do seminário “Mais Mulheres na Política”, proferida pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, no início da tarde desta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Em seu discurso, a ministra destacou as lutas das mulheres por mais espaço na sociedade.

“A luta de cada uma é um testemunho permanente, que nos faz aprender a cada dia mais sobre o que precisamos fazer para estarmos juntas e, com toda a sociedade brasileira, construirmos um Brasil muito melhor para todas as pessoas. Nós queremos um Brasil mais humano para todos nós”, disse a ministra.

A presidente do TSE lembrou que, embora o Brasil tenha a maioria dos habitantes formada por mulheres, falta representatividade. “Nós somos uma população com quase 53% de mulheres. No entanto, somos um dos povos mais mal representados em termos de número de parlamentares no Congresso, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais”, lamentou.

A realização do seminário faz parte da campanha de mobilização nacional do TSE, articulada pela bancada feminina da Câmara e do Senado Federal. No Maranhão, o seminário foi organizado pela Frente Maranhense Mais Mulheres na Política e pela senadora Eliziane Gama.

 

O evento contou com a presença da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e da senadora Eliziane Gama (PSD), além de membros do Executivo e do Legislativo de diversos municípios maranhenses, representantes de movimentos feministas e lideranças da política no estado.

Os painéis e as palestras buscaram fortalecer o debate sobre a ampliação da participação feminina nos espaços de poder, bem como o combate à violência política de gênero e o fortalecimento da representatividade das mulheres nas esferas decisórias.

LC/DB, com informações da Alema

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes