domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesLula avisa aliados que escolheu Padilha para a saúde

Lula avisa aliados que escolheu Padilha para a saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou a aliados próximos que já tomou uma decisão sobre o futuro do Ministério da Saúde. Fontes ouvidas pela CNN afirmam que o substituto de Nísia Trindade (sem partido) será Alexandre Padilha (PT).

Padilha é o atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e cuida da articulação política do governo ao lado de Rui Costa (PT), da Casa Civil. Ele já foi ministro da Saúde anteriormente, entre 2011 e 2014, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

A decisão vem depois de uma pressão intensa de aliados, tanto da esquerda quanto do Centrão, para a troca no comando do ministério. Para além das críticas sobre os resultados dos programas coordenados pela Saúde, problemas de comunicação e de articulação política também pesaram para a saída de Nísia.

 

A ministra foi escolhida depois de ter tido atuação marcante na pandemia do coronavírus, como presidente da Fiocruz, ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Aliados do presidente revelaram ainda que a decisão de demitir Nísia, embora fosse vista como “necessária” e “urgente”, foi sentida pelo presidente, que ainda não está confortável com a mudança e, especialmente, com o desligamento dela.

 

A CNN procurou a ministra Nísia Trindade, mas ainda não teve retorno. Procurada, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, comandada pelo ministro Alexandre Padilha, informou que não comentará o assunto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes