quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesLAÍRE ROSADO Votação para Deputado Federal em Mossoró

LAÍRE ROSADO Votação para Deputado Federal em Mossoró

Pode-se afirmar que o comportamento do eleitor mossoroense nas eleições para deputado federal em 2022 é imprevisível. Até hoje, com base eleitoral em Mossoró, estão definidos os nomes de Larissa Rosado (PSDB), Lawrence Amorim (Solidariedade) e Beto Rosado (PP). Outros deverão surgir, com maior ou menor potencial eleitoral.

Alguns pontos devem ser considerados. Em 2018, a deputada federal Sandra Rosado, que havia recebido 18.271 na eleição anterior, concordou em não disputar a reeleição. Houve um entendimento para apoiar Beto Rosado em sua reeleição, a deputada estadual Larissa Rosado, candidata à reeleição, recebendo o apoio do grupo liderado por Rosalba Ciarlini. Larissa cumpriu sua parte, mas não teve a reciprocidade esperada, não sendo reeleita. Talvez, em reação ao acordo, sua votação, em Mossoró, caiu de 24.585 em 1984 para 17.753 votos, 15,08 % dos votos válidos, enquanto Beto, recebeu 16.241 votos, 16,24%, importantes para conseguir sua reeleição.

Com 175.932 eleitores, o discurso de que mossoroense vota em candidatos da terra perde um pouco sua eficácia. O bairrismo que sempre garantia votações expressivas aos candidatos da região está diluído.

Em 2018, a eleição foi atípica em todo país e Mossoró não fugiu à regra. A deputada federal Natália Bonavides (PT) foi votada por 11.558 eleitores locais, mais que o mossoroense Lawrence Amorim, que recebeu 10.153 votos para deputado federal. Fernando Mineiro ficou na quarta colocação, com 9.367 sufrágios, melhor colocado do que o general Girão, cearense que residia em Mossoró, que ficou na quinta colocação, obtendo 7.052 votos.

O quadro eleitoral ficará mais compreensível após as convenções, com as definições das candidaturas majoritárias e das federações partidárias que serão constituídas. Por conta dos Fundo Partidário e Fundo Eleitoral os partidos investirão mais em candidatos à Câmara dos Deputados, uma realidade que não deve ser ignorada nas eleições deste ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes