quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesLaíre Rosado: Isolamento Social Contra o Coronavírus

Laíre Rosado: Isolamento Social Contra o Coronavírus

Estão certos os governantes que não escondem a preocupação da chegada do coronavírus em seus Estados e Municípios, principalmente os de São Paulo e do Rio de janeiro. A situação é muito mais grave do que se pode imaginar.

Deixando de lado a situação de Mossoró, onde a rede hospitalar não está preparada para enfrentar a crise e as UTIs, há muito tempo, não tem leito suficiente para atender à população, o ministério da Saúde revela que está com estoque zerado de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde.

Em Mossoró, a estatística coincide com o que ocorre em outros municípios. Entre os infectados pelo coronavírus, cerca de 37% trabalham na área da saúde. O mesmo acontece no resto do mundo, com números mais elevados na Itália e na Espanha. Em Nova Iorque, mais de 20% dos médicos estão infectados.

Vale lembrar que, nos últimos dez anos, vários hospitais privados encerraram suas atividades, mas o Poder Público não se preocupou em substituir os leitos desativados. No Brasil, nesse mesmo período, houve redução de 11% de hospitais da rede privada.  Desse total, a maioria localizada em municípios afastados do grande público, 49% atendiam pacientes da rede pública.

O ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que compras feitas pelo Brasil de equipamentos de proteção individual, incluindo máscaras e gorros, da China, “caíram” após a compra maciça desses equipamentos pelos Estados Unidos. Os americanos mandaram 23 aviões cargueiros dos maiores que possuem para o transporte da compra feita aos chineses.

O ministro fez outra revelação preocupante. Os respiradores para pacientes graves contratados não serão entregues pelos fornecedores que disseram não ter estoque para atender.

Para racionar o material usado, Mandetta está sugerindo que cada máscara N95 seja reutilizada várias vezes e tenha o nome de cada profissional de saúde para identificar o usuário.

O ministro Luiz Mandetta adverte que haverá crescimento acentuado do número de infectados a partir deste final de semana. Por isso é que se faz necessário levar a sério a recomendação da Organização Mundial de Saúde, cumprindo isolamento rigoroso, até que a pandemia possa estar sob controle das autoridades sanitárias. Sair do isolamento domiciliar só se for extremamente necessário.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes