Informações certas – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
Informações certas - Coluna da Semana – [email protected]
PENSAMENTO – As lembranças.
“As lembranças nascem nas noites vazias”. (Ricardo Alfredo)
ACONTECEU… LANÇAMENTO




ACONTECEU… Reunião de lançamento

No PCAMMM com o confrade Francisco Péricles de Amorim, seus filhos e com a participação de Roberto Barreto e o acadêmico Antônio Marcos de Oliveira. Avaliamos todos os detalhes do nosso evento de sexta-feira dia 28/11 – 19h. tudo está praticamente pronto. Será um evento muito emocionante e bonito. O coquetel patrocinado pela escritora Rosanny Amorim e os filhos, é uma marca registrada e de bom gosto. O Palácio acadêmico Milton Marques de Medeiros, ficou um brinco. Assistam o convite do confrade Francisco Péricles de Amorim:
VELHO TEMPOS… BELOS DIAS.

Antiga, simples, mas, foi importante para muitas vidas.
CONSERVAÇÃO DA ACADEMIA

Sempre atento o nosso presidente Wellington Barreto, vem conservado a academia em perfeito estado de bela. Parabéns, presidente.
DIAS DA ACJUS

NOTA DE PESAR

BAOBÁ DA PROFESSORA

No dia 31 de agosto de 2003, quando o Museu do Sertão foi aberto pela primeira vez ao público, a Professora Susana Goretti Lima Leite plantou uma muda de baobá (Adansonia digitata) próximo à capela São Benedito do Museu do Sertão.
Esta planta ficou conhecida como “O BAOBÁ DA PROFESSORA”, em homenagem á Professora Susana.
O baobá é uma gigantesca árvore do continente Africano, que atinge 30 metros de altura e mais de 10 metros de circunferência do caule. É um vegetal que pode durar várias centenas de anos.
Foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos no período da colonização. É considerada pelo povo africano como símbolo da cura, fertilidade e fartura. Existem muitas lendas envolvendo esta bonita árvore de caule de diâmetro gigantesco.
PENSAMENTO – A visão
“A política no Brasil é: corrupção ativa e passiva, desvios, ladainha, roubo, hipocrisia. (Escritor: Ricardo Alfredo)
ACJUS NO SEMINÁRIO ROTARIANO QUE ACONTECE NO HOTEL THERMAS.

Na condição de presidente da ACJUS, fomos convidados e participamos sexta-feira, 20/11, da abertura do Seminário Rotariano promovido pelo governador do distrito 4500, prof. Dr. André Castelo Branco, evento motivador que conta com o apoio da base do Rotary Club Mossoró e de outros estados.
A ACJUS tem muita satisfação de ser parceira do Rotary Club Mossoró e agradece o prestigio dado a nossa instituição por todos os companheiros e companheiras aqui de Mossoró, que são representados institucionalmente pelo governador do Distrito 4500 – prof. Dr. André Castelo Branco e pelo presidente do Rotary Mossoró, nosso vice-presidente, Dr. Antônio Clóvis Vieira.
HISTÓRIA VIVA DE MOSSORÓ-RN

Identificados: Lourenço Menando da Cruz, Luzia Rosado, Dorgival Silva, Padre Sátiro, Josafá Inácio, José Nobre, Maria das Graças Queiroz e João Batista Cascudo Rodrigues
LANÇAMENTO DO LIVRO “CRÔNICAS SERTANEJAS” EM SANTA CATARINA

No dia 27 de dezembro de 2025, o livro “Crônicas Sertanejas”, de autoria do Professor Benedito Vasconcelos Mendes, será lançado em um evento cultural na Praia da Pinheira, na cidade de Palhoça, região da Grande Florianópolis, Santa Catarina. Este lançamento segue ao que foi realizado no Museu do Sertão, em Mossoró, no último dia 31 de agosto, durante as festividades comemorativas ao aniversário do autor. Após Santa Catarina, o próximo lançamento ocorrerá em Sobral, no Estado do Ceará, terra natal de Benedito. O tradicional evento cultural de Santa Catarina denominado “FLIVERÃO-FEIRA LITERÁRIA DE VERÃO”, organizado pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), com apoio da Academia de Letras de Palhoça ocorrerá na Praia da Pinheira, na cidade de Palhoça na Grande Florianópolis-SC. O livro CRÔNICAS SERTANEJAS de autoria do Prof. Benedito Vasconcelos Mendes será apresentado no seu lançamento em Santa Catarina pela eminente escritora, farmacêutica e poetisa palhocense Neusa Bernado Coelho.
Muita Paz, Luz e Justiça a todos!
Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

REFLEXÃO – Salmos 4:1-8
Este salmo é uma profunda reflexão sobre a vida, assim como é um pedido de socorro nos dias de angústia. O Salmo 4 é uma oração uma das maias triste oração de Davi, que expressa confiança em Deus durante a angústia.
Este salmo apresenta um pedido de paz e descaço para a alma do salmista. Traz também um conselho e uma exortação para se viver uma vida reta e justa diante dos homens e do Eterno.
Convido-os a lê e refletir com o coração e a mente voltados para ouvir o santo espírito do Eterno.
¹ Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
² Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)
³ Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele.
⁴ Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.)
⁵ Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor.
⁶ Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
⁷ Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
⁸ Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.