quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
InícioEconomiaIBGE: Desemprego no RN cai para 7,5% no 2º trimestre, a menor...

IBGE: Desemprego no RN cai para 7,5% no 2º trimestre, a menor taxa da série histórica

A taxa de desocupação – popularmente conhecida como taxa de desemprego – caiu para 7,5% no 2º trimestre de 2025 no Rio Grande do Norte, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a menor taxa de toda a série histórica do órgão, que teve início em 2012.

 

A taxa se refere aos meses de abril, maio e junho deste ano e consta na pesquisa a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

 

🔎 Segundo o IBGE, são consideradas desocupadas as pessoas que estavam sem trabalho e que tomaram alguma atitude para conseguir emprego, como entregar currículo, atender a entrevistas de emprego, inscrever-se em concurso, entre outras. Essas pessoas estavam disponíveis para assumir o posto de trabalho caso o tivessem encontrado, porém não obtiveram êxito. ENTENDA MELHOR AQUI.

 

De acordo com o IBGE, o resultado mostra uma queda de quase 2,5% em relação ao 1º trimestre deste ano, quando o indicador ficou em 9,9%. Isso também colocou o estado com a maior queda registrada neste período entre as federações.

 

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 1,7%: no 2º trimestre de 2024, a taxa de desocupação era de 9,2%.

O IBGE estimou uma população desocupada de 115 mil pessoas no estado no 2º trimestre do ano, 36 mil pessoas a menos do que no trimestre anterior (151 mil), o que representa uma variação de -24,1%.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes