sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesFuracão pode causar catástrofe na Jamaica

Furacão pode causar catástrofe na Jamaica

O furacão Melissa, de categoria 5, deve tocar o solo na Jamaica ainda nesta terça-feira (28), segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

 

O Melissa já provocou três mortes na Jamaica antes mesmo de chegar à ilha por conta de tempestades causadas pelo furacão. Ao todo, sete mortes na região do Caribe já são atribuídas ao fenômeno.

 

O governo jamaicano ordenou evacuações e abriu cerca de 900 abrigos por todo o país. O nível do mar deve subir até 4 metros em algumas áreas da ilha.

 

Um voo do 53º Esquadrão de Reconhecimento Climático dos EUA sobrevoou o olho do furacão Melissa na segunda-feira. Veja aqui.

 

Entenda o que é um furacão de categoria 5 e o estrago que ele pode causar.

 

O furacão Melissa, que se aproxima da Jamaica, ganhou força e está classificado categoria 5. Essa é a maior na escala utilizada para medir a intensidade de furacões. Segundo as autoridades, esse deve ser o furacão mais forte já visto na história do país.

 

O fenômeno ganhou força nas últimas horas e atingiu ventos “catastróficos” de 280 km/h, afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em boletim divulgado às 6h do horário de Brasília.

 

➡️ O furacão deve tocar o solo do país nas próximas horas.

Três pessoas já morreram no país por conta de tempestades prévias à chegada do furacão. Segundo a Cruz Vermelha, ao menos 1,5 milhão de pessoas devem ser impactadas pela passagem do Melissa na ilha —metade da população da Jamaica.

 

Escala Saffir-Simpson

Assim como acontece com os terremotos, uma escala é utilizada para medir a intensidade dos furacões.

 

Chamada de escala Saffir-Simpson, a classificação se baseia em um modelo criado nos anos 1970 pelo Herbert Saffir e pelo meteorologista Robert Simpson, nos Estados Unidos.

 

A gradação vai de 1 a 5 e é baseada na velocidade máxima sustentada do vento de um furacão. De acordo com a Centro Nacional de Furacões, a classificação não leva em consideração outros perigos como tempestades, inundações e tornados.

 

 

A escala também estima danos potenciais às propriedades. Embora todos os furacões produzam ventos potencialmente fatais, os classificados acima da categoria 3 são conhecidos como grandes furacões.

 

🌪️Grandes furacões podem causar danos devastadores a catastróficos além de perdas significativas de vidas devido à força de seus ventos.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes