segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioEstadoEsgoto a céu aberto prejudica estabelecimentos do centro de Mossoró

Esgoto a céu aberto prejudica estabelecimentos do centro de Mossoró

Um esgoto que está se formando a céu aberto na rua Machado de Assis, nas proximidades da padaria Chamego Doce e da Escola Estadual Solón Moura, no centro de Mossoró, está prejudicando os moradores e empreendimentos locais. Isso porque larvas, mais conhecidas com tapurus, estão saindo do esgoto e invadindo as residências e estabelecimentos próximos ao local.

Jeane Meire possui um empreendimento na localidade e relata que, desde a semana passada, vem sofrendo com a presença das larvas no seu ambiente de trabalho. Nos últimos dois dias, a quantidade de tapurus no esgoto aumentou e, consequentemente, entrou uma quantidade maior dessas larvas no ambiente de trabalho.

“Quando chegamos no trabalho nesta terça-feira, 22, tinham muitas larvas na calçada e dentro do empreendimento. Tiramos uma quantidade grande de tapurus, alguns vivos e outros mortos, que entraram no local durante a noite. No estabelecimento ao lado, onde funciona a padaria Chamego Doce, alguém colocou areia para diminuir a incidência das larvas, fato que acabou fazendo com que muitas delas se deslocassem para o meu estabelecimento”, informou Jeane Meire.

A empresária informou ainda que foi até a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, para fazer a reclamação. “Fui pessoalmente à Secretaria e eles informaram que o atendimento deveria ser feito pelo site. Entrei no site e gerou um número de protocolo. Como não obtive retorno, liguei, informei o protocolo e eles disseram que o prazo para um fiscal comparecer no local é de 15 dias, no máximo”.

Jeane Meire informa que esse é um total descaso com a saúde pública, uma vez que se trata de um esgoto a céu aberto próximo de uma padaria e de uma escola. “Da mesma forma que essas larvas estão entrando no meu estabelecimento, podem entrar também na padaria e na escola. É fundamental que a Prefeitura tenha uma atitude sobre isso, para descobrir a procedência desse esgoto e notificar os responsáveis por despejá-lo em vias públicas”, enfatiza.

Ela comentou ainda que é comum a formação de esgoto a céu aberto no local, mas nunca tinha lidado com o aparecimento de tapurus. Informa ainda que acredita que as chuvas que estão ocorrendo com mais frequência, acabaram espalhando as larvas pela rua. “Depois da chuva dessa segunda-feira, 21, visualizamos larvas em toda a rua, mas nesta terça-feira elas já estavam concentradas na proximidade do esgoto”, explica.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes

Taxa Selic a 15%: como pode?

NOTAS DA REDAÇÃO

CULPA