quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesDJALMA MARANHÃO – ETERNO PREFEITO NATALENSE

DJALMA MARANHÃO – ETERNO PREFEITO NATALENSE

Com quem convivemos ou tomamos conhecimento de seus feitos, jamais esqueceremos. 

A parte material volta á terra que o deu, isto o elimina por todos os séculos. 

Mas os feitos permanecerão e deles sempre que desejamos não só revê-los como torná-los fonte de referência para exemplificar bons sinais e torná-los perpétuos por todos os tempos. 

Nos assentamentos históricos do arquivo Raimundo Soares de Brito nos deparamos com apontamentos do jornal O Poti, edição de 02.08.81, no qual a viúva do inesquecível Djalma Maranhão declarava sua eterna mágoa pelo destino que teve o seu marido, prefeito de uma cidade que a tinha como sua própria vida e, ao morrer em Montevidéu, teve dificuldade de se enterrar em sua urbe. 

Após dez anos da morte do prefeito que instituiu a escola De Pé no Chão também se aprende a Ler, dona Dália Maranhão se revela saudosista, como uma decepcionada quando da pressão e repulsa do grupo político que forçou o exilamento do marido, sem direito ao livre sepultamento na terra que teve como berço por muitos anos. 

A morte do ex-prefeito de Natal Djalma Maranhão se deu em Montevidéu, onde cumpria exílio como fugitivo político da terra que o viu trazer muitos benefícios sociais e culturais, de cujos ideais, entre estes a campanha De Pé no Chão também se Apreende a Ler, que influenciou por todo o Universo, e a ONU considerou o legítimo e verdadeiro benfeitor da sociedade humana. 

Para conseguir ser enterrado no Cemitério do Alecrim, sua cidade Natal, foi necessário o envolvimento do político influente senador Dinarte de Medeiros Mariz, que, atendendo a apelo de admiradores do grandprefeito natalense, conseguiu licença para ser sepultado na terra à qual deu evidente prova de grandeza produtiva. 

 *Desde 1989. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes