sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioBrasilDino vota com Moraes e rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por...

Dino vota com Moraes e rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por tentativa de golpe

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou o relator Alexandre de Moraes e votou nesta sexta-feira 7 pela rejeição do recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a condenação por tentativa de golpe de Estado.

 

O julgamento dos recursos dos condenados do núcleo 1 teve início nesta sexta-feira 7 no plenário virtual do STF. Os ministros têm até a próxima sexta-feira 14 para registrar os votos.

Dino seguiu o entendimento de Moraes, que considerou que todos os argumentos dos advogados já haviam sido analisados pela Primeira Turma, tanto no julgamento quanto na avaliação das preliminares. Segundo o relator, os pontos apresentados pela defesa no recurso representam apenas “inconformismo” com o resultado do julgamento, sem indicar omissões ou contradições.

 

A defesa do ex-presidente apresentou embargos de declaração no último dia do prazo, antes de o processo transitar em julgado, em 27 de outubro. No documento, os advogados alegam “injustiças”, “erros” e “equívocos” no julgamento.

 

Além de Bolsonaro, Flávio Dino também julgou improcedentes os recursos apresentados pelas defesas de Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Walter Souza Braga Netto.

 

O tenente-coronel Mauro Cid foi o único condenado do núcleo 1 a não recorrer. O processo dele transitou em julgado e o cumprimento da pena começou na última segunda-feira (3). Cid foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto.

 

A Primeira Turma do STF é composta por quatro ministros: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino — que preside o colegiado — e Cristiano Zanin. São necessários três votos para formar maioria e decidir pela rejeição ou acolhimento dos recursos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes