sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioTopo'Dia sagrado da soberania', diz Lula após EUA sancionar Moraes e oficializar...

‘Dia sagrado da soberania’, diz Lula após EUA sancionar Moraes e oficializar tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que considera esta quarta-feira (30) como “dia sagrado da soberania” após os Estados Unidos sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e oficializar o tarifaço de 50% contra produtos brasileiros.

 

“A gente conseguiu, às 17 horas, sancionar uma lei que defende a soberania animal. As criaturas de Deus que tem como habitat natural o planeta Terra, ou seja, não vão ser mais cobaias de experiências nesse país. Eu estou saindo daqui com pressa, porque eu vou me reunir ali para defender outra soberania a soberania do povo brasileiro em função das medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos. Então, hoje para mim é o dia sagrado da soberania, de uma soberania de coisas que eu gosto, dos animais e dos seres humanos”, disse Lula.

O presidente deu a declaração durante um evento de sanção de lei que proíbe o uso de animais em ensino, pesquisa e testes com cosméticos nesta quarta.

O governo de Donald Trump sancionou nesta quarta o ministro Alexandre de Moraes com a lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano.

 

Trump assinou também nesta quarta uma ordem executiva que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. A medida prevê uma longa lista de exceções como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.

 

Reunião de emergência

Lula convocou uma reunião de emergência com ministros para discutir as medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos nesta quarta. Há a previsão de que os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT) e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), participem da reunião.

 

Segundo o governo americano, todos os eventuais bens de Alexandre de Moraes nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ele. O ministro também não pode realizar transações com cidadãos e empresas dos EUA — usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo.

 

O anúncio da tarifa oficializa o percentual mencionado pelo republicano em carta enviada a Lula neste mês e afirma que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia do país.

O decreto adiou a tarifa que estava prevista para entrar nesta sexta-feira (1º) e vai passar a valer no dia 6 de agosto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes