sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioBrasilCPMI do INSS iniciará investigação nesta terça-feira 26

CPMI do INSS iniciará investigação nesta terça-feira 26

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS iniciará nesta terça-feira 26 os trabalhos de investigação sobre fraudes em benefícios previdenciários. A reunião está marcada para as 9h, no Congresso Nacional, e terá como primeiro ponto a apresentação do plano de trabalho pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). A votação do documento deve ocorrer na quinta-feira 28.

 

Na segunda parte da sessão, os parlamentares irão apreciar os primeiros requerimentos de convites e convocações. O relator pretende contar com a colaboração de órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Receita Federal. Além disso, Gaspar pediu à Polícia Federal o compartilhamento de informações de inquéritos relacionados a descontos fraudulentos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Requerimentos e convocações

Entre os 35 requerimentos previstos para esta semana, estão pedidos de convocação de ex-ministros da Previdência, como Carlos Lupi, José Carlos Oliveira e Carlos Eduardo Gabas, além de ex-presidentes do INSS desde o governo Dilma Rousseff. Caso aprovados, os depoimentos se tornam obrigatórios.

 

Segundo o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), a prioridade será ouvir autoridades e gestores que possam esclarecer como funcionava a liberação de benefícios e onde ocorreram falhas. “Queremos compreender o mecanismo, suas brechas e responsabilidades, desde gestões anteriores até o momento atual”, afirmou.

 

Mais de 850 requerimentos já apresentados

Até este domingo 24, a CPMI contabilizava 857 requerimentos. Parte deles solicita a presença de ministros do atual governo, como Jorge Messias (AGU), Vinícius Marques de Carvalho (CGU) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública).

 

Outros pedidos miram a quebra de sigilos bancários e fiscais de entidades de aposentados. Entre os nomes citados, aparece o de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vice-presidente do Sindnapi-FS, investigado pela Polícia Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes