domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioColunasClauder ArcanjoCOMPANHEIRO ACÁCIO E A COPA

COMPANHEIRO ACÁCIO E A COPA

 

Clauder Arcanjo*

 

— Companheiro Acácio, começou o jogo!

Apesar do meu grito, empolgado pela Copa do Mundo, Acácio nem deu bola à minha exclamação verde-amarela.

Incomodado com tal desprezo, fui ao encontro dele:

— A Canarinha em campo, e você aí… seu…

O olhar acaciano conteve o meu iminente baixo calão. Um pouco mais cordato, interroguei-o:

— E o que anda fazendo, Companheiro?

— Se você tem olhos, Clauder Arcanjo, pode ler — disse-me, virando a capa do livro em minha direção.

Ele estava relendo Prosas seguidas de Odes mínimas, de José Paulo Paes. Em seguida, declamou, altissonante:

— “Onde um lúcido menino/ propõe uma nova infância.// Ali repousa o poeta.”

— “Escolha de túmulo”, um poema magistral, Acácio — emendei.

Enquanto isso, gritaria nas ruas: “Gol!…”. Voltei, mais do que depressa, para a sala de estar, olhos crispados na tevê, aguardando a repetição do lance que abrira o placar a favor do nosso selecionado.

— Brasil na frente, Companheiro! Brasil, Brasil, Brasil…

Nem sinal do meu amigo, apenas o silêncio; quebrado, de vez em quando, por um recitar baixinho.

— Companheiro, você é por demais esquisito. A nação toda de olho na Copa do Mundo, e você aí? — desabafei.

Nem me deu importância; Acácio, deitado na cama, e, desta feita, a revisitar Memorial do convento, de José Saramago. Sem ligar pela minha presença, soletrou, como se em confissão:

— “Porém, hoje é dia de alegria geral, porventura a palavra será imprópria, porque o gosto vem de mais fundo, talvez da alma, olhar esta cidade saindo de suas casas, despejando-se pelas ruas e praças, descendo dos altos, juntando-se no Rossio para ver justiçar…”

Calei-me. Meu silêncio foi interrompido por outro bulício lá fora: “Gol!…”

Tornei à sala, Brasil 2 x 0 Coréia do Sul.

Esperei pela reprise, e vibrei com a penalidade máxima bem cobrada.

— Ampliamos a vantagem, Acácio! Brasil, Brasil, Brasil…

Resolvi não ligar mais para as idiossincrasias acacianas e fui curtir os dribles do nosso escrete. O time movia-se leve e solto, defendendo impecavelmente e avançando com brilho no campo coreano.

Numa jogada mágica, um golaço. “Gol!… O terceiro, hoje é baile!”, declarou o meu vizinho.

 

&&&

 

Você, leitor, não vá pensando que me esqueci do Companheiro. Ou sequer o abandonei, sabia-o chato, em especial quando assim o queria fazer-se.

Curioso, fui aonde ele se encontrava. Concentrado, lia agora os Contos da montanha, de Miguel Torga, autor que era um dos seus prediletos. A fim de conquistar-lhe a atenção, provoquei-o pronunciando, de cor:

— “Em Gouvinhas apeou-se. À porta da estação, o guarda arregalou muito os olhos, mas deixou passar. E daí a pouco, no macho do Preguiças, o Pedro subia a serra para dormir o derradeiro sono em Galafura, que era ao mesmo tempo a terra onde nascera e o regaço eterno de sua mãe.”

— “A Maria Lionça”, uma das mais belas páginas literárias. Nunca canso de relê-lo — confidenciou-me Acácio.

“Gol! Brasil 3 x 0 Coréia do Sul!…”

Desliguei a televisão e propus ao Companheiro uma leitura mais compatível com a ocasião: Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha, de Ruy Castro.

— Vou mergulhar nestas páginas, mas preciso de privacidade. Pode voltar para ver a partida, abaixe apenas um pouco mais o som. Vou fechar as janelas e ligar o ar-condicionado.

“Gol! Brasil 4 x 0 Coréia do Sul. Brasil!…”

No segundo tempo, o gol de honra coreano. No apito final, Brasil 4 x 1 Coréia do Sul.

 

&&&

 

Tomei uma chuveirada rápida e, antes de dormir, fui à cozinha para beber um copo d’água. Nesse momento, a surpresa: sentado ao canto, Companheiro Acácio preenchia o álbum da Copa do Mundo. Um riso escapou dos meus “lábios angelicais”.

— No Brasil, está me faltando a figurinha do Casimiro. Na França, o…

E rimos felizes, como há meses não fazíamos.

 

* Clauder Arcanjo é escritor e editor, membro da Academia de Letras do Brasil (ALB) e de outras entidades culturais.

[email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes