sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioArtigosComo fica o bolsonarismo?

Como fica o bolsonarismo?

[email protected] ]

Definida a pena ao ex-presidente Jair Bolsonaro, as forças políticas passam à fase de rearranjo de forças. Como ficam à direita, a extrema-direita e o centrão no Brasil, após a condenação do ex-presidente, por atentado contra a democracia? O dia 11 de setembro, marcado na história pelos atentados nos Estados Unidos em 2001 e pelo golpe de estado no Chile em 1973, entra para a história pela primeira condenação pelo STF de um ex-presidente da República por tentativa de golpe de estado.

A pouco mais de um ano da eleição, o desafio é como chegar forte nas eleições de 2026. Mesmo fora das urnas e cumprindo pena, Bolsonaro segue como referência da direita e com forte liderança. Mas, quem será o candidato para disputar contra o presidente Lula. Nome preferido do mercado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, encontra terreno hostil no núcleo familiar e mais próximo a Bolsonaro.
A definição de que Bolsonaro é carta fora do baralho aconteceu, quando foram divulgadas pesquisas do Datafolha e Ipsos-Ipec, que apontaram crescimento da avaliação do presidente Lula de quatro e cinco pontos percentuais, respectivamente, em relação aos levantamentos anteriores.

Há um dado a ser analisado: a atuação americana no contexto político brasileiro. As opiniões são divergentes sobre qual é na realidade o interesse de Donald Trump. Seria criar condições para que Bolsonaro participe das eleições de 2026, apoiando a narrativa de que o Brasil estaria sob uma “ditadura judicial”? Ou, incluir na pauta questões relacionadas a empresas de tecnologia e às relações do Brasil com a China, especialmente no contexto dos BRICS?

Neste contexto existem dados estatísticos que levantam dúvidas sobre o cenário eleitoral do país. Uma pesquisa do Senado de 2024, que ouviu 21.808 brasileiros de todas as regiões do país, constatou que, 40% dos eleitores não se identificam com nenhum posicionamento político. A direita é preferência de 29% dos brasileiros, enquanto 15% afirmaram ser de esquerda e 11% de centro. O curioso é o RN, um dos poucos estados que tem mais eleitores de esquerda.

Afinal, como fica o bolsonarismo? Só o futuro dirá!

Curtinhas

Filme
“Uma Linda Vida” – Netflix – Um jovem pescador com uma bela voz, que sofre uma reviravolta em sua vida, quando é descoberto por Suzanne, uma empresária famosa no mundo da música.

Frase
“Uma nação que tenta prosperar a base de impostos é como um homem com os pés num balde tentando levantar-se puxando a alça”. Winston Churchill.

Julgamento
Lula indicará mais dois ministros do STM, que julgarão Bolsonaro e militares condenados.

Vacinas
O mundo quer mais vacinas. América de Trump, antivacina não está ajudando. A maioria dos governos está tentando combater a hesitação em relação às vacinas com ciência e investimento, enquanto os Estados Unidos seguem na direção oposta.

Risco vida humana
Gaza está se tornando um deserto e parece cada vez mais imprópria para a vida humana, escreveu a agência das Nações Unidas para refugiados (UNRWA).

Juíza (I)
A juíza do Tribunal de Justiça e professora da UFRN, Keity de Saboya, promoverá hoje, 16, sessão de autógrafos no STF, em Brasilia, a partir do meio-dia. A magistrada atua como juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, e como supervisora da Política de Racionalidade das Execuções Fiscais e vai lançar o livro “Ne bis in idem: História, teoria e perspectivas”.

Juíza (II)
A juíza Keity de Saboya é um dos talentos da magistratura potiguar. O seu livro de 600 páginas é resultado de doutorado no Max Planck Institut, instituição alemã que atua em todo o mundo, e de onde, no seu centro de pesquisas, já saíram vários Prêmios Nobel.

Falecimento
Faleceu o empresário José Eduardo Vila, aos 75 anos. Ele era um dos mais valorosos empresários do RN. Fundador e presidente do Grupo Morada, administrava o cemitério e crematório Morada da Paz, entre outras empresas. Foi o primeiro cemitério parque do Rio Grande do Norte. A iniciativa deu origem ao Grupo Morada, que reúne as marcas Morada da Paz, Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet, com presença no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. Profundo pesar!

Segurança
Reino Unido planeja maior operação de segurança desde a coroação para a visita de Estado de Trump. O tiroteio fatal de Charlie Kirk intensificou a reflexão sobre potenciais ameaças, disseram especialistas. As autoridades britânicas já haviam elaborado planos de segurança abrangentes.

Revelação
Entre a classe baixa da população brasileira, 14% se identifica como mais à direita, sem se considerar bolsonarista, enquanto 11% se vê mais à esquerda, sem se considerar lulista ou petista. Revelou pesquisa da Quaest.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes