quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesComissão Europeia pede reabertura das fronteiras internas da UE a partir de...

Comissão Europeia pede reabertura das fronteiras internas da UE a partir de hoje

O órgão executivo da UE quer que viajantes de terceiros países comecem a chegar em 1º de julho. Brasil e demais países onde doença não foi controlada ficam de fora da lista

A comissária para o Interior, Ylva Johansson, durante a coletiva de imprensa em Bruxelas, nesta quinta-feira.
A comissária para o Interior, Ylva Johansson, durante a coletiva de imprensa em Bruxelas

União Europeia se tornou um quebra-cabeça complexo para o viajante nesta fase de desescalada das medidas restritivas. Países como a Itália abriram as fronteiras a todos os cidadãos do espaço Schengen. Outros, como a Áustria, o fizeram apenas para alguns de seus vizinhos. E um terceiro grupo, em que a Espanha está incluída, ainda não removeu as travas para ninguém. A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, quer acabar com essa anomalia e acredita que não há razão para esperar mais: “A Comissão incentiva fortemente os países membros que ainda não puseram fim aos controles nas fronteiras internas a que permitam a livre circulação a partir de 15 de junho”, pede o relatório apresentado nesta quinta-feira pela Comissão, em Bruxelas.

A Comissária para o Interior, Ylva Johansson, se expressou sem rodeios. “Recomendamos que as fronteiras internas sejam abertas o mais rápido possível”, disse ela, de modo taxativo. No caso de países de fora do bloco, Bruxelas quer que seja elaborada uma lista comum de Estados livres de restrições, e faz um chamado à mobilidade gradual, começando em 1 de julho com os Bálcãs ocidentais (Albânia, Bósnia-Herzegóvina, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte e Sérvia). A escolha se deve ao vínculo especial com a região, da qual alguns países são candidatos à adesão à UE, mas também por razões de saúde, pois foram golpeados com menos virulência pela Covid-19.

A direção do bloco sugere a elaboração de uma lista comum de países fora da União, para os quais as restrições possam ser levantadas.

Independentemente da proposta da Comissão, a última palavra cabe sempre aos Estados-membros.

A União Europeia encerrou as fronteiras externas a todas as viagens “não indispensáveis” no dia 17 de março deste ano.

Confrontada com a decisão de Portugal e Espanha de manter as fronteiras comuns fechadas até ao fim deste mês, a comissária europeia responsável pelos Assuntos Internos, Janez Lenarcic, diz que o importante é que a livre circulação esteja reposta até ao início de julho.

*Com informações de RTP
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes