sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioSem categoriaComércio varejista do RN teve queda de 3,4%

Comércio varejista do RN teve queda de 3,4%

A pesquisa mensal de comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao mês de setembro, apontou que o volume de vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte teve um recuo de 3,4% em relação a agosto.

Embora essa queda seja a mais acentuada dentre os estados do Nordeste, ela não implicou em grandes perdas na receita obtida no comércio varejista potiguar, cuja redução ficou dentro da média da região (1,7%). Apenas dois estados nordestinos tiveram aumento da receita em comparação a agosto: Paraíba (0,6%) e Pernambuco (1%).

Além disso, o desempenho das vendas ficou abaixo do resultado obtido no Brasil, que teve queda de 1,3% no volume de vendas e de 0,2% na receita do comércio varejista. Mesmo com esses resultados, o Rio Grande do Norte possui alta acumulada de 2,1% nos últimos 12 meses e teve desempenho melhor que no mesmo período de 2020 (-8,4%).

O Rio Grande do Nordeste foi o único estado do Nordeste a apresentar aumento no volume de serviços prestados em relação a agosto. O Índice de Volume de Serviços do RN (0,4%) é maior, também, que a média nacional (-0,6%). Quando comparado com o mesmo mês de 2020, o volume de serviços apresenta um aumento de 16,9%.

A melhora do setor de serviços no estado também pode ser observada no aumento de receitas, cujo crescimento foi de 3,6% – quarto mês consecutivo de elevação. O crescimento acumulado do volume de serviços em 2021 está em 10,5%, próximo a média do Nordeste (10,9%) e do Brasil (11,4%).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes