quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesChapa formada pelos professores Rodrigo Codes e Edcarlos Alves vence consulta para...

Chapa formada pelos professores Rodrigo Codes e Edcarlos Alves vence consulta para reitor da Ufersa

Professores Rodrigo Codes e Edcarlos Alves, vencedores da consulta para reitor da Ufersa / Imagem reprodução

A chapa 70 composta pelos professores Rodrigo Codes, como candidato a reitor, e Edcarlos Alves, como candidato a vice-reitor, foi a grande vencedora da consulta realizada pela Ufersa ao longo de toda esta segunda, dia 15 de junho. O resultado foi divulgado cerca de 10 minutos depois de concluída a votação pela presidente da Comissão Eleitoral, a professora Elizângela Cabral. Ao todo, a chapa vencedora obteve 2.115 votos, sendo 1.694 de alunos, 173 de técnicos administrativos e 248 professores.

Segundo o relatório do sistema SIGEleição, a chapa obteve 37,55% dos votos. Em segundo lugar ficou a chapa dos professores Jean Berg Alves e Subênia Karine, em terceiro, os professores Ludimilla Carvalho e Roberto Pordeus. Já em quarto lugar, ficou a chapa dos professores Josivan Barbosa e Nilza Dutra e, em quinto, a chapa do professor Rodrigo Sérgio e Edwin Luize.

Com a consulta realizada, o Colégio Eleitoral deve emitir o relatório final do processo até o dia 17 de junho, data que começa o prazo dos recursos. Segundo o cronograma, os candidatos terão até 48 horas para formalizar questionamentos sobre o resultado do pleito. As respostas para os possíveis recursos devem sair no dia 22 de junho.

Passada a fase da consulta, o próximo passo é a formação da lista tríplice (com Rodrigo Codes, Jean Berg Alves e Ludimilla Carvalho) que será homologada pelo Conselho Universitário – CONSUNI – da própria Ufersa. Depois, essa lista deve ser encaminhada para o Ministério da Educação, em Brasília, para nomeação. A expectativa é que o primeiro da lista seja nomeado pelo MEC.

Presidente da Comissão Eleitoral da Ufersa, professora Elizângela Cabral, anunciando o resultado da Consulta numa live para o instagram da Ufersa / Foto Assecom

Apresentação da tela virtual do SIGEleição

SIGELEIÇÃO – Esta foi a primeira consulta para a escolha de reitor que a Ufersa realizou de forma 100% virtual. O sistema utilizado foi o SIGEleição já testado com sucesso na consulta para a escolha dos diretores de Angicos e Caraúbas, no último dia 26 de maio. Além disso, o SIGEleição já vem sendo adotado por outras universidades federais do país, a exemplo da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que desenvolveu o sistema há 10 anos.

Antes da consulta, o sistema passou dias sendo testado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade – SUTIC, com o objetivo de garantir o pleno funcionamento sem grandes problemas. E todo o planejamento deu resultado. O SIGEleição funcionou perfeitamente durante todo o período de votação. O tempo médio de fazer o login no sistema e obter o comprovante de voto foi menor que 30 segundos.  “O SIGEleição foi um sucesso na consulta da Ufersa. É mais uma tecnologia que veio para ficar e garantir segurança e rapidez neste importante processo de escolha”, comentou Elizângela.

PARTICIPAÇÃO ELEITORES

Com o sistema virtual sendo possível acessar de qualquer lugar, a participação na consulta desse ano foi maior em relação a última realizada em 2016. Pelos relatórios do SIGEleição, 40% dos alunos votaram nesta consulta. Há 4 anos, a participação discente tinha sido de 38%. Quanto aos técnicos, 90% votaram nesta consulta. Em 2016, o percentual foi de 88% nesta categoria. Já entre os professores, a participação na consulta de 2020 foi de quase 95%, contra 80% de 2016.

NÚMEROS

TOTAL – 5.749 votantes

Professores – (668) – 94,75%

Técnicos – (487) – 90,52%

Alunos – (4.594) – 39,94%

Assecom

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes