domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesBolsonaro tem 39,7% em SP; Lula 36,4%, diz Paraná Pesquisas

Bolsonaro tem 39,7% em SP; Lula 36,4%, diz Paraná Pesquisas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pontua 39,7% das intenções de voto no Estado de São Paulo, contra 36,4% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas realizado de 27 e 30 de junho de 2022.

Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,7%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 1,7%.

O levantamento realizado com 1.820 eleitores mostra que os 2 pré-candidatos com mais intenções de votos empatam no limite da margem de erro, de 2,3% para os resultados gerais. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03362/2022, atinge um nível de confiança 95% e custou R$ 96.000,00.

Pesquisa estimulada de intenções de voto para presidente:

  • Jair Bolsonaro (PL): 39,7% – manteve (pontuou 39,1% no levantamento anterior);
  • Lula (PT): 36,4% – manteve (pontuou 35% no levantamento anterior);
  • Ciro Gomes (PDT): 7,7% – manteve (pontuou 5,4% no levantamento anterior);
  • Simone Tebet (MDB): 1,7% – manteve (pontuou 1,1% no levantamento anterior);
  • Pablo Marçal (Pros): 0,8% – manteve (pontuou 0,8% no levantamento anterior);
  • André Janones (Avante): 0,7% – manteve (pontuou 1,1% no levantamento anterior);
  • Vera Lúcia (PSTU): 0,7% – manteve (pontuou 0,6% no levantamento anterior);
  • Felipe D’Avila (Novo): 0,4% – manteve (pontuou 0,2% no levantamento anterior);
  • Eymael (DC): 0,3% – manteve (pontuou 0,3% no levantamento anterior);
  • Sofia Manzano (PCB): 0,2% – não pontuou no levantamento anterior;
  • Luciano Bivar (União Brasil): 0,1% – manteve (pontuou 0% no levantamento anterior);
  • Não sabe/Não respondeu: 4,4% – manteve (pontuou 4,3% no levantamento anterior);
  • Nenhum/Branco/Nulo: 7% – oscilou (pontuou 8,4% no levantamento anterior).

O pré-candidato à Presidência da República pelo União Popular, Leonardo Péricles, não pontuou.

O levantamento utilizou uma amostra de 1.820 eleitores, com 16 anos ou mais em 77 municípios. A amostra é estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal.

DATAFOLHA

O Paraná Pesquisas registrou um resultado muito diferente da pesquisa Datafolha divulgada em 1º de julho, na qual o petista marcou 43% contra 30% do atual presidente entre os eleitores do maior colégio eleitoral do Brasil.

Ciro Gomes ficou com 8% entre os paulistas. Empatados tecnicamente, na sequência, estavam Simone Tebet (MDB), com 3%, André Janones (Avante), com 2%, e Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros) e Felipe D’ávila (Novo) com 1% cada. Os demais nomes testados não pontuaram.

O Datafolha ouviu 1.806 eleitores de 28 a 30 de junho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo por R$ 231.902,00. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números BR-01822/2022 e SP-02523/2022.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o desempenho do governo federal. Dos entrevistados, 49,5% desaprovam a gestão do governo e 45,3% aprova, enquanto 5,2% não respondeu ou não soube responder.

Entre os entrevistados que avaliam a gestão de Bolsonaro como “boa” ou “ótima”, estão 34,3%. Já 42,8% avaliam a atuação do governo como “ruim” ou “péssima”.

Avaliação do governo federal: 

  • Ótima: 16% – manteve (16% no último levantamento);
  • Boa: 18,3% – manteve (18,9% no último levantamento);
  • Regular: 21,8% – manteve (20,5% no último levantamento);
  • Ruim: 9,2% – manteve (7,9% no último levantamento);
  • Péssima: 33,6% – manteve (35,7% no último levantamento);
  • Não sabe/ não opinou: 1% – manteve (0,9% no último levantamento).

Poder 360

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes