sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesApós 4 meses em baixa, RN registra 2º maior crescimento do país...

Após 4 meses em baixa, RN registra 2º maior crescimento do país nas atividades turísticas em agosto

 

Após 4 meses em baixa, RN registra 2º maior crescimento do país nas atividades turísticas em agosto

Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, apontou crescimento de 5,8% no volume de atividades turísticas no estado.

Por g1 RN

 

14/10/2025 11h27 Atualizado há 2 horas

 

Forte dos Reis Magos, em Natal RN — Foto: Sandro Menezes

Forte dos Reis Magos, em Natal RN — Foto: Sandro Menezes

 

 

O volume de atividades turísticas do Rio Grande do Norte cresceu 5,8% em agosto na comparação com julho – o primeiro resultado positivo após quatro meses consecutivos de baixas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14).

 

O desempenho do setor turístico potiguar no mês foi o maior entre os cinco estados pesquisados no Nordeste e o segundo maior entre os 17 locais pesquisados no país, atrás apenas do Amazonas (6,9%). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

 

Segundo o IBGE, a recuperação das atividades turísticas em agosto foi acompanhada pelo crescimento da receita nominal do segmento, que registrou uma variação positiva de 4,2% no mesmo período.

 

Em relação a agosto de 2024, o crescimento da receita no setor de turismo potiguar foi ainda mais expressivo, e chegou a 15,5%. Já em volume a variação foi de 6,1%.

 

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o volume de atividades turísticas no estado teve expansão de 5,6% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado positivo foi acompanhado por um crescimento de 13,6% em receita nominal.

Já a variação acumulada dos últimos 12 meses foi ainda maior: 7,8% em volume de atividades e 14,5% em receita nominal, em relação ao período anterior de 12 meses.

 

Os indicadores potiguares também ficaram acima das médias nacionais: o Brasil teve 2% de crescimento em receita e 0,8% em agosto, frente ao mês imediatamente anterior, após três resultados negativos seguidos, período em que acumulou perda de 2,1%.

 

Com isso, o segmento de turismo está 11,5% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 2,0% abaixo do ápice da série histórica (dezembro de 2024).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes