quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
InícioSem categoriaAnálise: "Jovens da “Geração Z” enfrentam governo do Nepal"

Análise: “Jovens da “Geração Z” enfrentam governo do Nepal”

Ney Lopes

É grave a atual situação política do Nepal, país com 30 milhões de habitantes, onde fica o Monte Everest, o ponto mais alto do planeta. Com 122 línguas principais, o Nepal situa-se no continente asiático, na região Sul da Ásia. É um país sem litoral, entre a China e a Índia, sendo conhecido por abrigar a maior parte da cordilheira do Himalaia.

A grande maioria da população enfrenta pobreza, fome, doenças e privações. Nos últimos dias eventos explosivos sacudiram a nação. Milhares de jovens foram às ruas e abalaram toda a estrutura estatal. Com esse movimento, chamado de protesto da Geração Z — a geração nascida entre 1995 e 2010 –, o governo comunista atual tem usado brutal repressão, que já custou a vida de inúmeros jovens manifestantes. Relatos comprovam que três policiais e a esposa do ex-primeiro-ministro e ex-presidente do Partido Comunista, também foram mortos. O número de feridos é incontável.

Desde a abolição formal da monarquia em 2008, o país encontra-se atolado em uma crise política permanente. Várias alianças foram formadas e rompidas, e primeiros-ministros surgiram e desapareceram. Nestes 17 anos, o Nepal teve 13 governos diferentes. Durante esse período, membros do Congresso Nepalês pró-Índia também chegaram ao poder três vezes, enquanto governos interinos foram instalados repetidamente. Hoje, a situação é tal, que tanto o governo quanto a oposição são liderados por partidos comunistas.

O incêndio político, que provocou a reação atual da “Geração Z”, começou com a proibição das mídias sociais decretada pelo governo. Por trás, há ainda protestos contra a corrupção, a pobreza extrema, o desemprego crescente e a proteção da elite. Hoje, centenas de milhares de jovens nepaleses são forçados a buscar meios de subsistência no exterior. Nos Estados do Golfo, os trabalhadores nepaleses são considerados entre os mais explorados e os mais baratos.

O Nepal tem um significativo potencial hidrelétrico, economicamente viável, com sua topografia montanhosa e inúmeros rios, tornando-o ideal para geração de energia. Os projetos e o desenvolvimento de linhas de transporte regionais permitem às exportações de energia, para a Índia e em breve para o Bangladesh, para atender a procura interna e a gerar receitas. Vê-se que o país tem como auto sustentar-se, porém a instabilidade política compromete esse objetivo. Caberá a ONU, em parceria com o Nepal, encontrar os caminhos de superação desse quadro caótico atual.

Curtinhas

Filme

“A grande virada” – Prime Vídeo – Drama que retratou bem o clima de insegurança e desespero que tomou conta do mundo de forma geral após a crise de 2008 que derreteu o sistema financeiro americano e pulverizou empregos da noite para o dia.

Frase

É melhor ser alegre que ser triste  ; Alegria é a melhor coisa que existe”. Vinicius de Moraes

Eficiência da Central do Cidadão

Registro a eficiencia no atendimento da Central do Cidadão, de Capim Macio, em Natal. Desde Cristina, a diretora, aos funcionários Tarcisio, Taise  os demais, nota-se o empenho na prestação de excelente serviço público. O prédio, onde funciona a Central, foi reformado pela administração estadual. Abriga os usuários em dependencias amplas.

Abraço de tamanduá (I)

O tamanduá é um animal “sabido”.  Inicialmente, ele se aproxima e abre os braços, sem atacar. Se pressentir ameaça de qualquer espécie, ele levanta-se sobre as patas traseiras e desfere um “abraço mortal”, com suas poderosas garras.

Abraço de tamanduá (II)

Na política local, presenciou-se recentemente verdadeiro “abraço de tamanduá”, entre a governadora Fátima Bezerra, senador Garibaldi Alves e seu filho Walter Alves.  Adversários históricos, prometem união para 2026. Haveria a promessa da governadora renunciar antes de abril e assim Walter teria mais tempo como governador. Se essa promessa não for cumprida (segundo se diz Fátima anuncia só desincompatilizar-se em abril de 2026), o “abraço” de hoje, se transformará mesmo em “abraço de tamanduá”, no futuro.

Paz à vista

Príncipe Harry se reuniu com o Rei Charles pela primeira vez em mais de um ano. Pai e filho tomaram chá na residência do rei em Londres, no que pode ser um primeiro passo para curar uma dolorosa ruptura que dividiu a família real britânica.

Ingressos para Copa do Mundo

A primeira fase para vendas de ingressos para a Copa do Mundo 2026 foi aberta para clientes de um dos principais patrocinadores da FIFA, a Visa — e, para alguns fãs ansiosos, com uma longa espera. Foi possível acessar o site da FIFA e solicitar acesso aos ingressos para o torneio, que começa em junho do ano que vem nos Estados Unidos, Canadá e México.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes