segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesHospital Universitário recruta voluntários para tratamento de dor lombar

Hospital Universitário recruta voluntários para tratamento de dor lombar

A Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário Onofre Lopes, em parceria com o Departamento de Fisioterapia da UFRN, está recrutando voluntários para uma pesquisa que irá verificar os efeitos do uso da terapia com ventosas. A ventosaterapia será realizada em associação com exercícios ativos em pessoas com dor na coluna lombar crônica. São ofertadas 88 vagas.

O projeto, coordenado pelo professor Marcelo Cardoso de Souza, do Departamento de Fisioterapia, é fruto de uma parceria entre o Huol e a UFRN. As avaliações e tratamentos acontecerão no Laboratório de Palmilhas e Reumatologia (Lapre), buscando minimizar sintomas e promover melhoras funcionais e na qualidade de vida dos pacientes.

O público-alvo da pesquisa são pessoas que sofrem com dores na coluna lombar há pelo menos três meses. Essa população pode apresentar sintomas como: dor durante movimentos matinais, dobrar as costas, queimação/ardência, fisgadas, entre outros. Outros critérios serão considerados mediante avaliação da equipe de fisioterapia: ter entre 18 e 59 anos; morar em Natal/RN; ter disponibilidade para comparecer duas vezes na semana para realizar o tratamento ao longo de dois meses.

Os profissionais de fisioterapia também avaliarão o histórico clínico, de cirurgias e injeções recentes. O interessado não poderá participar se apresentar dor irradiada para as pernas, tiver feito cirurgias na região da coluna lombar, além de outros tratamentos medicamentosos e fisioterapêuticos.

Para participar, é necessário contatar a Unidade de Reabilitação do Huol pelo  WhatsApp (84) 99962-3974 manifestando interesse em participar da “pesquisa de dor lombar crônica”.

Fonte: Huol/UFRN

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes