segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesEscolas da rede municipal e estadual podem exigir comprovante de vacinação

Escolas da rede municipal e estadual podem exigir comprovante de vacinação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer que as escolas das redes municipais e estaduais de Mossoró, de Serra do Mel e de Governador Dix-Sept Rosado exijam que os pais apresentem a carteirinha de vacinação completa dos estudantes, incluindo a imunização contra Covid-19.

Para isso, o MPRN emitiu uma série de recomendações destinadas aos prefeitos e aos secretários de Educação dos três municípios e também para a 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), órgão gestor das escolas estaduais em Mossoró e região. Está sendo dado o prazo de até 30 dias para que os pais de alunos apresentem a carteira na escola.

O órgão informa que a medida não tem o objetivo de barrar a entrada dos alunos nas escolas, mas de conscientizar sobre a importância da vacinação, além de orientar as famílias para a importância das medidas sanitárias para o enfrentamento e controle do contágio por coronavírus. Essas medidas incluem a necessidade de adesão à campanha de vacinação.

“Logo, também é intenção da recomendação ministerial estimular ações para que os alunos procurem imediatamente um posto de saúde, para ampliar a cobertura vacinal não só da Covid-19, mas de todos os imunizantes disponíveis”, informa o órgão ministerial.

É dever das escolas encaminhar ao Conselho Tutelar as informações referentes às famílias que se recusam a apresentar a carteira de vacinação completa (inclusive com o registro do imunizante contra a Covid-19) para que sejam tomadas as medidas pertinentes no que se refere ao exercício dos deveres do poder familiar.

A recomendação informa que os gestores devem se abster de adotar medidas que ofendam o direito fundamental à educação, de modo a permitir a frequência às aulas de todos os alunos, ainda que não vacinados. Para o MPRN o controle da obrigatoriedade da vacina deve ser feito pelos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Em Mossoró, a recomendação foi destinada ao prefeito, Allyson Bezerra, e à secretária de Educação, Hubeônia Alencar. É atribuição dos gestores municipais realizar ações para que os gestores escolares e professores orientem as famílias acerca da importância das medidas sanitárias e da adesão à campanha de vacinação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes

Taxa Selic a 15%: como pode?

NOTAS DA REDAÇÃO

CULPA