segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesCoalizão de esquerda liderada por ex-líder estudantil Gabriel Boric obtém vitória histórica...

Coalizão de esquerda liderada por ex-líder estudantil Gabriel Boric obtém vitória histórica na eleição presidencial do Chile

O candidato a presidente do Chile, Gabriel Boric, representante da esquerda, venceu o segundo turno das eleições com 55,73% dos votos, contra 44,2% do candidato da extrema direita José Antonio Kast, com mais de 92% apurados.

A eleição de Gabriel Boric, 35, abre as portas do Palácio La Moneda a uma geração mais jovem, forjada no calor das demandas sociais das revoltas de 2011 e 2019. Boric tinha apenas quatro anos quando o ditador Augusto Pinochet entregou o poder a um governo civil. E assim olha para frente, sem a influência militar. É a geração que cresceu “sem medo” e rompeu com a tradicional centro-esquerda que entre 1990 e 2010 liderou a transição democrática sob a égide da Concertación.

Boric venceu as eleições liderando uma aliança com o Partido Comunista. A contagem oficial lhe dá 55,1% dos votos, contra 44,8% de Kast, que não esperou o fim da contagem para parabenizar Boric pela vitória. Boric tomará posse como novo presidente do Chile em 11 de março. Naquele dia, já com 36 anos, ele se tornará o mais jovem a usar a banda na história do país.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes