Comércio varejista do RN teve queda de 3,4%

Além disso, o desempenho das vendas ficou abaixo do resultado obtido no Brasil, que teve queda de 1,3% no volume de vendas e de 0,2% na receita do comércio varejista.

A pesquisa mensal de comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao mês de setembro, apontou que o volume de vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte teve um recuo de 3,4% em relação a agosto.

Embora essa queda seja a mais acentuada dentre os estados do Nordeste, ela não implicou em grandes perdas na receita obtida no comércio varejista potiguar, cuja redução ficou dentro da média da região (1,7%). Apenas dois estados nordestinos tiveram aumento da receita em comparação a agosto: Paraíba (0,6%) e Pernambuco (1%).

Além disso, o desempenho das vendas ficou abaixo do resultado obtido no Brasil, que teve queda de 1,3% no volume de vendas e de 0,2% na receita do comércio varejista. Mesmo com esses resultados, o Rio Grande do Norte possui alta acumulada de 2,1% nos últimos 12 meses e teve desempenho melhor que no mesmo período de 2020 (-8,4%).

O Rio Grande do Nordeste foi o único estado do Nordeste a apresentar aumento no volume de serviços prestados em relação a agosto. O Índice de Volume de Serviços do RN (0,4%) é maior, também, que a média nacional (-0,6%). Quando comparado com o mesmo mês de 2020, o volume de serviços apresenta um aumento de 16,9%.

A melhora do setor de serviços no estado também pode ser observada no aumento de receitas, cujo crescimento foi de 3,6% – quarto mês consecutivo de elevação. O crescimento acumulado do volume de serviços em 2021 está em 10,5%, próximo a média do Nordeste (10,9%) e do Brasil (11,4%).

Deixe um comentário