sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesLevantamento mostra queda no índice de infestação de dengue em Mossoró

Levantamento mostra queda no índice de infestação de dengue em Mossoró

O índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) teve uma redução em Mossoró. O levantamento realizado em Mossoró entre os dias 1º e 8 deste mês apontou risco médio de infestação do mosquito Aedes aegypti, com um índice de 3,6%. O anterior realizado no mês de abril apontou um nível de 4,1% no nível de infestação. O mosquito é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.

Apesar do índice geral ter apontado uma redução, LIRAa revelou que o bairro com maior infestação do mosquito transmissor das doenças é o Dom Jaime Câmara com uma infestação de 11,6%; em 2º vem o bairro Boa vista com 9,9%; em 3º Aeroporto com 7,6%; em 4º Alto da Bela Vista com 6,3 e em 5º Alagado. Nesses pontos há infestação do mosquito transmissor das doenças.

Segundo o diretor do CCZ, Sandro Elias de Medeiros, além do trabalho de controle feito pelas equipes de endemias a colaboração da população é muito importante para evitar que o mosquito se reproduza. Sandro alerta para o não acúmulo de lixo, lavar sempre os reservatórios de água, manter as caixas d’água sempre bem tampadas.

O trabalho dos agentes de endemias, com as restrições devido a pandemia da covid-19, se restringe a visitação na área externa do imóvel, orientação e aplicação de larvicida. Sandro adiantou ainda que atualmente o larvicida utilizado será substituído por outro com maior eficácia. “Precisamos da colaboração da população no sentido de evitar o cúmulo de lixo e conservar os reservatórios de água limpos e fechados”, completou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes