domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesReflexões e memórias misturam-se em novo livro de William Eloi

Reflexões e memórias misturam-se em novo livro de William Eloi

⠀⠀⠀⠀⠀⠀Crônicas do meio-fio”, viabilizado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, é o novo livro do escritor William Eloi, que estreou na literatura em 2013, com o romance “Notas suicidas”, e em 2019 publicou “A vertigem seguida da náusea” (contos).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀O livro é sobre a memória se agarrando ao profundo passar do tempo, e nada tem com aquelas crônicas que se lê nas revistas, sites ou jornais, mas sim com as conversas na calçada até altas horas, quando a madrugada mistura a memória com aquilo que a gente queria que tivesse sido.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀William Eloi propõe um mergulho na linha tênue entre o conto e a crônica — mas não para compreendê-la, e sim para baldeá-la ainda mais — quando vem entregar sua experiência numa bandeja, de maneira a oferecer ao leitor algo tão real e tão familiar, seja pelos eventos, seja pela maneira contista de narrar, que, para esse leitor, torna-se uma experiência de quase-memória.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀Textos como “Pais e filhas” e “Como estrelas cadentes” têm o poder de nos deixar com gosto de saudade na boca, já em “Algumas garotas são grandes mães”, a própria saudade está ali na forma de palavra.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀Por meio de uma escrita que salta às páginas e senta-se conosco onde estivermos lendo, o autor nos convida a um café e se oferece a nos guiar, viajante que é, pelo mundo fabuloso das mais diversas memórias e reflexões. Livro a um só tempo leve e profundo, para se ler em qualquer lugar e a qualquer hora, como todo bom livro de crônicas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀O livro tem texto de orelha feito por Christi Rochetô, autor de Sombra Fria (PATUÁ, 2020), capa e contracapa da multiartista Mariana Gandarela, e projeto gráfico feito por Eduardo Ezus e Heverton R.

Sobre o autor:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀William Eloi nasceu em Guarujá, litoral paulista, em 1978, mas mora em Natal desde os seis anos. Publicou três livros e escreve contos e crônicas regularmente para a Revista Tamarina Literária (https://medium.com/tamarina-literaria), da qual é colunista, e JOL (Jornal Online do RN), além de esporadicamente publicar em outros veículos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀“Crônicas do meio-fio” foi viabilizado com recursos da Lei Aldir-Blanc no Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto, Governo do RN, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀O livro pode ser adquirido com o autor por meio de seu Instagram (@escritorwilliameloi) ou Wpp (84 98748 2988), a R$ 30,00 (frete incluso).

 

Por: Itaércio Porpino.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes