terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioArtigosNey Lopes: Deus é brasileiro!

Ney Lopes: Deus é brasileiro!

Ao final de semana tumultuada no país, a sensação é que Deus é mesmo brasileiro. Acalmaram-se os ânimos militares, com a nomeação de ministro e comandantes das Forças Armadas, todos nomes confiáveis e sensatos. A palavra de ordem na categoria é somar esforços no combate a pandemia e manter os quartéis distantes da política. As três Armas honram as suas tradições.

Conselho – Sobre a participação do presidente Bolsonaro nos últimos episódios, espera-se que ele finalmente siga o conselho de Confúcio: “o silêncio é um amigo, que nunca trai”.

Políticos – A classe política vem dando inegável contribuição positiva na superação de crises. Todavia, não se justifica a destinação de R$ 16 bilhões para verbas parlamentares, aprovada no Congresso

Prioridade – O correto é que 100% das emendas sejam destinadas ao combate a Covid 19. O valor deveria somar-se a outras rubricas, numa contabilidade única. Ainda há tempo.

Manifesto- Pré-candidatos à Presidente divulgaram manifesto político. Pouco significado para 2022. Só terá importância, se existir programa consistente para o país. O eleitor espera propostas e planos concretos. Está cheio de “bláblá-blá”.

Olho aberto

Candidatos I – No RN falam-se em nomes nas eleições majoritárias de 2022. Para o governo, a governadora disputará a reeleição, com o prefeito Álvaro Dias, se aceitar candidatar-se.

Governador ou Senador – O ministro Rogério Marinho e o deputado Ezequiel Ferreira são colocados como alternativas para o governo e o senado.

Senado I – Na lista estão o ministro e genro de Sílvio Santos, deputado Fábio Faria; ex-senador José Agripino, que confia no apoio de Ciro Gomes, caso o pedetista se coligue ao DEM e Garibaldi Alves, que admite a deputação estadual.

Senado II – O ex-prefeito Carlos Eduardo é outro candidato.  Já se lançou, o empresário milionário Luiz Roberto Barcelos, que deixou SP e pretende eleger-se senador pelo RN.

Indagação I – Sempre recebo indagações, se toparia ser candidato ao Senado em 2022. Respondo que sim. Afinal, sou da geração dos demais pretendentes. Dependo, entretanto, de conseguir uma “legenda”, compatível com o que defendo. Todos conhecem a minha vida pública e a experiência de 24 anos no Congresso, com projetos, missões nacionais, internacionais e defesa permanente do RN.

Indagação II – O meu projeto político seria prestar contas do que realizei como deputado federal, para julgamento do eleitor. A única promessa é continuar o parlamentar, que sempre fui. Ganhar, ou perder faria parte do processo eleitoral. O importante é não omitir-se.

Quem Lula ouve – O ex-presidente fala diariamente com Aloizio Mercadante, Alexandre Padilha e Celso Amorim. No círculo lulista, também opinam Haddad e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo

Reeleição – O presidente estaria convencido, que o “Patriotas” é um partido pequeno, sem recursos. Procura outra legenda para definir-se em abril.

Doação – Papa Francisco liberou ajudas para o Brasil. O Pontífice criou o Fundo para as áreas de missão afetadas pelo vírus e fez doação inicial de 750 mil dólares.

Animal – Criada na Rússia, a primeira vacina contra a covid-19 para animais, testada com sucesso em cães, gatos, raposas e outros animais.

USA -Donald Trump lançou um website, onde glorifica os quatro anos do seu mandato, o que está longe de corresponder aos fatos. O site é  45office.com .

Imposto – Para combater a Covid, 83 bilionários do mundo assinaram carta, solicitando aos governos que cobrem mais impostos dos ricos.

Feliz Páscoa para o leitor e família!

Ney Lopes – jornalista, ex-deputado federal, professor de direito constitucional da UFRN e advogado

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes