sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioPolíticaJuíza proíbe Alysson Bezerra de divulgar dados falsos de pesquisa

Juíza proíbe Alysson Bezerra de divulgar dados falsos de pesquisa

A juíza Giuliana Silveira de Souza, da 33ª Zona Eleitoral, determinou nesta terça-feira (03) que o candidato a prefeito Alysson Bezerra, da coligação Muda Mossoró, apague de suas redes sociais informações falsas, segundo a decisão, que o colocam em primeiro lugar em pesquisa realizada pelo instituo AgoraSei. A magistrada estipulou ainda multa de R$ 5.000,00 por dia, em caso de desobediência.

Na determinação liminar, concedida a pedido da coligação Força do Povo, da candidata Rosalba Ciarlini, a juíza foi enfática ao afirmar que Alysson Bezerra usou informação “despida de verdade” com o objetivo de estimular seus apoiadores e atingir negativamente o ânimo dos correligionários dos outros concorrentes. De acordo com Giuliana Silveira:
“Resta patente que a conduta do representado, ao atribuir a si próprio, em postagens nas redes sociais, um suposto primeiro lugar em pesquisa eleitoral recentemente divulgada, valendo-se, inclusive, de letras garrafais e de uma certa arte publicitária para tanto, buscou verdadeiramente incutir, na cabeça do eleitorado coletivo, uma informação despida de verdade quanto a um dado objetivo e na visível intenção de confundir a todos, provocando,
por assim dizer, uma sensível alteração artificial no estado emocional não só de seus eleitores, mas também no de seus adversários”.

Na pesquisa mencionada, o candidato aparece tecnicamente empatado com Rosalba Ciarlini, mas em nenhum cenário divulgado, ele ocupa o primeiro lugar.

A decisão baseia-se no 242 do Código Eleitoral, que veda “o emprego de meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”.

Tentamos contato com o deputado e sua assessoria, mas não obtivemos retorno até a publicação desta matéria.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes