segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesCovid-19: Estados Unidos põem fim aos estudos com hidroxicloroquina

Covid-19: Estados Unidos põem fim aos estudos com hidroxicloroquina

Instituto Nacional de Saúde do país concluiu que o medicamento, elogiado por Donald Trump, não traz benefícios ao tratamento

Não há evidências científicas que atestem a hidroxicloroquina como remédio que solucione a Covid-19; Nesta semana, a OMS suspendeu os testes com o medicamento Foto: Cadu Rolim / Agência O GloboNão há evidências científicas que atestem a hidroxicloroquina como remédio que solucione a Covid-19; Nesta semana, a OMS suspendeu os testes com o medicamento Foto: Cadu Rolim / Agência O Globo

WASHINGTON – O Instituto Nacional de Saúde dos EUA informou hoje ter interrompido um estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia da hidroxicloroquina, um medicamento contra a malária, para o tratamento de pacientes Covid-19 hospitalizados. O estudo constatou que a hidroxicloroquina, droga que o presidente Donald Trump sempre elogia como um possível tratamento, não proporcionou nenhum benefício aos pacientes.

No início desta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a pesquisa com a hidroxicloroquina, em seu amplo teste em países para tratamentos para pacientes com Covid-19, foi interrompida após novos dados e estudos não mostrarem benefício.

A Food and Drug Administration, agência reguladora de medicamentos dos EUA, revogou sua autorização de uso emergencial para a hidroxicloroquina no tratamento do Covid-19 na segunda-feira.Trump havia promovido a droga como um tratamento potencial, afirmando em março que poderia ser “uma das maiores mudanças na história da medicina” quando usada em combinação com o antibiótico azitromicina. No mês passado, em um anúncio surpresa, Trump disse que estava tomando hidroxicloroquina de forma preventiva depois que dois assessores da Casa Branca tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

O Instituto Nacional de Saúde dos EUA havia anunciado em abril o seu teste com a hidroxicloroquina, usada no tratamento da malária e de doenças reumatóides, como a artrite.

O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes