segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioDestaques"O IFRN já escolheu o seu reitor", diz nota de repúdio do...

“O IFRN já escolheu o seu reitor”, diz nota de repúdio do SINASEFE seção Mossoró

Nesta segunda-feira (20/04) o ministro da educação, Abraham Weintrub, publicou no Diário Oficial da União uma portaria que, apoiando-se no Art. 7ª da Medida Provisória 914, nomeia um Reitor Pro Tempore de sua escolha para o Instituto Federal do RN, ignorando a eleição democrática ocorrida no ano passado em que a comunidade acadêmica elegeu o professor José Arnóbio.

O SINASEFE Seção Mossoró, realizou uma nota de repúdio apoiando à campanha “O IFRN já escolheu o seu reitor” explicando que esta é uma ação inconstitucional, pois o processo eleitoral que escolheu o reitor eleito no IFRN ocorreu antes da publicação da medida provisória.

“NOTA DE REPÚDIO – O IFRN JÁ ESCOLHEU O SEU REITOR

A Direção do SINASEFE Seção Mossoró vem, por meio desta nota, repudiar e denunciar a ação do Ministro da Educação em nomear um interventor como Reitor Pro Tempore no IFRN, ignorando e anulando o processo democrático que elegeu o professor José Arnóbio de Araújo Filho. Este é um ato vergonhoso de autoritarismo, que fere a autonomia da nossa Instituição.

Reforçamos a importância de defender o exercício da democracia que, mais uma vez, está sendo atacada e ameaçada. Defendemos que o professor José Arnóbio, eleito para reitoria do IFRN por meio de votação direta e democrática com 48,25% dos votos válidos, seja imediatamente empossado.

Nesta segunda-feira (20/04) o ministro da educação, Abraham Weintrub, publicou no Diário Oficial da União uma portaria que, apoiando-se no Art. 7ª da Medida Provisória 914, nomeia um Reitor Pro Tempore alinhado aos interesses do atual presidente, mas contrários a decisão soberana da comunidade acadêmica. Esta ação é inconstitucional, uma vez que o processo eleitoral que escolheu o reitor eleito no IFRN ocorreu antes da publicação da medida.

Diante de mais um ataque do governo federal, desrespeitando o IFRN e o poder de decisão de voto de toda a sua comunidade acadêmica, cobramos e exigimos que o correto seja feito, que o processo eleitoral que ocorreu entre outubro e dezembro de 2019 e escolheu de forma democrática o gestor de nossa Instituição, não seja ignorado e anulado.

Convocamos toda a comunidade acadêmica do IFRN e também a comunidade externa, diante da importância da Instituição para a educação pública do Rio Grande do Norte, para aderir a campanha em defesa da posse do reitor ELEITO.

#OIFRNJÁESCOLHEU
#PELAPOSSEDOREITORELEITO

NÃO AO AUTORITARISMO!

RESPEITEM A DEMOCRACIA E A AUTONOMIA DO IFRN!”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes