O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, criticou a posição individual das autoridades diante do combate ao novo coronavírus (Covid-19). De acordo com ele, existe uma falta de coordenação entre o governo federal, Estados e Municípios.
“Nessa questão do coronavírus, todo mundo quer ter seu protagonismo e apresentar-se como ‘bom, eu fui o cara que contribuí para a solução’. Aí, tem de deixar um pouco o individualismo de lado e buscar mais uma vez construir o consenso”, disse em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada neste domingo (29).
Segundo Mourão, quando se trata do isolamento das pessoas, o debate fica mal colocado porque não se tem buscado equilíbrio e deixado as “paixões políticas” de lado. “Governadores têm de entender os limites e buscar uma coordenação com o governo federal”.
O vice-presidente defendeu a criação de um planejamento centralizado e a definição de objetivos.
“Tem de ter planejamento centralizado e determinar objetivos. E, a partir daí, na execução, ter clareza para todo mundo entender o que está sendo feito. Um trabalho de coordenação é paciente. Numa estrutura militar, dou ordem e a turma obedece. Em uma estrutura política, isso não funciona desse jeito. A coordenação é muito mais no sistema do consenso, na busca do entendimento e na busca dos melhores propósitos”, afirma.
Sobre a campanha do governo com o slogan “O Brasil não pode parar” –que foi suspensa pela justiça-, o vice-presidente diz concordar com a perspectiva, uma vez que há “temor” no países de vir a existir “muita gente desempregada e subempregada de uma hora”.
Em relação ao pronunciamento do presidente, no qual, Bolsonaro criticou fechamento de escolas e pediu fim do confinamento em massa, Mourão diz que o chefe do Executivo foi mal interpretado “porque ele quis explicar as consequências de um ‘lockdown’ drástico e o que ia acontecer na economia. Então apresentou aquela preocupação”.
Com informações do Poder 360





Não somente, são culpadas várias autoridades governamentais, como também, as autoridades na área da saúde, porque cuidaram tarde desse caso do Coronavírus, como também, uma parte da população das
cidades, que não procura colaborar com a saúde pública, em permanecer isolada, em sua casa, a fim de
evitar o aumento desse vírus que vem preocupando e tirando a paciência de todos, no mundo inteiro, com muitas mortes. É necessário que haja muita colaboração por parte de todos, para poder deter o avanço desse vírus, antes que morra mais pessoas.