Os servidores estaduais da saúde, junto com pacientes que passam por tratamentos de alta complexidade através do SUS, realizarão um ato público em defesa da saúde pública na próxima segunda-feira, 25 de julho, a partir das 9h30 na avenida Alexandrino de Alencar, em Natal. Os manifestantes ocuparão a área entre o Hemonorte e o Hospital João Machado a fim de chamara a atenção para os problemas na Saúde.
A mobilização servirá ainda de alerta ao Governo do Estado para a aproximação do final do prazo de suspensão da greve dos servidores estaduais da saúde. Em assembleia realizada no dia 15 deste mês, a categoria decidiu suspender a greve até quarta-feira, 27 de julho, quando irão se reunir com o desembargador Glauber Rêgo e representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para discutir os pontos de reivindicações dos trabalhadores.
O Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde/RN) reivindica a realização de concurso público, o pagamento e reajuste de progressões atrasadas e da gratificação de produtividade, além da mudança na portaria que institui pontuação máxima para as funções de secretário, diretor e coordenador.
Movimento “Fora Eulália”
Além das pautas acima, os servidores da saúde pedem ainda a saída da secretária da Sesap, Eulália de Albuquerque, e da subsecretária, Denise Maria Aragão. A insatisfação com a titular da pasta tem resultado em diversos protestos em hospitais e na sede as Sesap, em Natal.
O Sindsaúde denuncia perseguição por parte da secretária a servidores que fizeram parte da antiga gestão através de transferências injustificadas. O sindicato também acusa Eulália de Albuquerque de ingerência e reclamam das más condições estruturais do prédio da Sesap.




