Servidores estaduais da Saúde e pacientes protestam contra sucateamento do SUS

Os servidores estaduais da saúde, junto com pacientes que passam por tratamentos de alta complexidade através do SUS, realizarão um ato público em defesa da saúde pública na próxima segunda-feira, 25 de julho, a partir das 9h30 na avenida Alexandrino de Alencar, em Natal. Os manifestantes ocuparão a área entre o Hemonorte e o Hospital João Machado a fim de chamara a atenção para os problemas na Saúde.

A mobilização servirá ainda de alerta ao Governo do Estado para a aproximação do final do prazo de suspensão da greve dos servidores estaduais da saúde. Em assembleia realizada no dia 15 deste mês, a categoria decidiu suspender a greve até quarta-feira, 27 de julho, quando irão se reunir com o desembargador Glauber Rêgo e representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para discutir os pontos de reivindicações dos trabalhadores.

O Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde/RN) reivindica a realização de concurso público, o pagamento e reajuste de progressões atrasadas e da gratificação de produtividade, além da mudança na portaria que institui pontuação máxima para as funções de secretário, diretor e coordenador.

Movimento “Fora Eulália”

Além das pautas acima, os servidores da saúde pedem ainda a saída da secretária da Sesap, Eulália de Albuquerque, e da subsecretária, Denise Maria Aragão. A insatisfação com a titular da pasta tem resultado em diversos protestos em hospitais e na sede as Sesap, em Natal.

O Sindsaúde denuncia perseguição por parte da secretária a servidores que fizeram parte da antiga gestão através de transferências injustificadas. O sindicato também acusa Eulália de Albuquerque de ingerência e reclamam das más condições estruturais do prédio da Sesap.