sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesNovo Programa RN + Exportação vai ampliar mercado internacional

Novo Programa RN + Exportação vai ampliar mercado internacional

O Governo do RN toma mais uma medida para superar as consequências do tarifaço adotado pelo governo dos EUA que atingiram empresas e setores da indústria. Neste sentido a governadora Fátima Bezerra assinou, nesta quinta-feira (9), decreto instituindo a nova política estadual de incentivo à exportação, denominado programa “RN+ Exportação” que tem como objetivo ampliar a participação de empresas potiguares nas atividades de comércio exterior.

“O RN+ Exportação é resultado de ampla discussão da administração estadual, instituições representativas do empresariado e Sebrae tendo como foco especial o acesso de micro, pequenas e médias empresas ao mercado internacional. O programa atuará para inserir as empresas locais no cenário global, bem como para diversificar a pauta exportadora com produtos de maior valor agregado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A chefe do Executivo acrescentou que “o programa RN + Exportação mostra a preocupação e o compromisso do Governo em fomentar cada vez mais o desenvolvimento e a indústria do RN. Nosso estado é o único da região Nordeste onde os empregos por CLT superam o programa Bolsa Família. E isso significa inclusão produtiva e inserção do cidadão no mundo do trabalho”.

“Governo é para encontrar soluções e facilitar a vida. O nosso governo está atento e fazendo sua parte promovendo parcerias profícuas pensando na empregabilidade e na saúde financeira do nosso RN”, disse o vice-governador Walter Alves.

O titular da SEFAZ, Carlos Eduardo Xavier destacou que a iniciativa fortalece a economia do Rio Grande do Norte e ajuda a reduzir os impactos das medidas do ‘tarifaço’ do governo norte-americano. “Toda crise gera oportunidades. Tomamos medidas conjunturas como dobrar a compensação dos incentivos do Proedi e adotamos pautas estruturantes junto ao mercado internacional com participação do Sebrae, visando atender grandes setores como sal e pescado e também pequenos empresas e indústrias com o intuito de aumentar participação no mercado internacional”, pontuou.

O secretário do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Alan Oliveira, lembrou que “desde o anúncio do tarifaço a Governadora nos orientou a dialogar para buscar alternativas. Mantivemos contatos com o Governo Federal, elaboramos propostas do Estado dobrando a compensação financeira do Proedi e construímos o RN + Exportação que tem objetivo de abrir novos mercados. Várias empresas já aderiram e pretendemos chegar a 140 até o final de 2026. Temos uma nova política de Estado voltada para as exportações e que será acompanhada por um comitê para aferir seus resultados”. Secretário adjunto da SEDEC, Hugo Fonseca considerou: “O Governo do RN age com visão estratégica para termos grande impacto positivo na economia local”.

Para o presidente da Fiern, Roberto Serquiz “o Governo do Estado dá atenção ao empresariado e beneficia também os micros e pequenos empresários”. Por sua vez, o presidente da FCDL, José Lucena parabenizou a gestão estadual pelas medidas tomadas: “Temos um Governo que olha com uma grande lupa para setor produtivo”. O vice-presidente da FCDL, Stênio Max, reforçou: “este programa será como um novo guarda-chuva para as empresas do RN”. Representante da indústria Salineira, Airton Torres foi taxativo: “As medidas tomadas pelo Governo do RN já contribuem significativamente para manter empregos e a produção”.

Superintendente do Sebrae, Zeca Melo, enfatizou a “atuação conjunta com o Governo e empresariado para ampliar a inserção dos pequenos e micros na exportação, incluindo confecções e alimentos. E a nossa perspectiva é de dobrar as exportações”.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) coordena o programa que prevê instrumentos para fortalecer a participação potiguar no comércio exterior, como capacitações, treinamentos dos empreendedores visando a manutenção dos empregos, aumento do número de mercados, incremento do número de empresas exportadoras e ampliação do valor e volume exportado pelo RN. A iniciativa também buscará facilitar o acesso das empresas a linhas de crédito e a instrumentos de financiamento e seguro de crédito à exportação. Em parceria com o com o SEBRAE a SEDEC ainda vai realizar ações de apoio logístico, diagnóstico, feiras, capacitações, abertura de mercados no comércio internacional.

Para subsidiar as ações do programa, a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) e a SEDEC farão análises das movimentações econômicas das empresas estabelecidas no Estado.

O evento contou também com presença de importantes representantes do setor produtivo e do Governo do Estado. Entre eles Laumir Barreto, representante da Fecomércio; Ubirajara Lopes, vice-presidente de Finanças do Sistema FAERN/SENAR; Marcelo Toscano, diretor de Operações do Sebrae RN; Arimar França, representante do Sindicato da Pesca. Pela gestão estadual participaram ainda o secretário Luciano Santos (SEAF), adjunto do GAC, Ivanilson Maia, adjunto da SAPE, Marcelo Junior, Rejane Oliveira (SEPLAN).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes