sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesAçude Itans opera com menos de 1% e acende alerta para abastecimento...

Açude Itans opera com menos de 1% e acende alerta para abastecimento no Seridó

O açude Itans, localizado em Caicó, opera com apenas 0,43% da sua capacidade total, de acordo com o relatório volumétrico divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). O documento mostra ainda que outros 15 reservatórios potiguares também estão com volumes inferiores a 20%, o que representa risco potencial ao abastecimento de diversas cidades do interior potiguar, especialmente no Seridó.

 

Segundo os dados, entre os reservatórios em situação mais crítica estão também o Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com apenas 0,03%, e o Sabugi, em São João do Sabugi, com 4,53%. Outro exemplo é o açude Jesus Maria José, em Tenente Ananias, com 2,32% da capacidade. As informações se referem a 58 reservatórios monitorados pelo Igarn.

Entre os maiores mananciais, o maior do Estado, Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, está atualmente com 58,60% do volume. Já o Santa Cruz do Apodi apresenta 65,63% de armazenamento, enquanto o Umarí, em Upanema, registra 69,71%.

 

Apenas três reservatórios estavam completamente cheios no fim de junho: Lagoa do Boqueirão, em Touros; Lagoa de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal; e Lagoa do Jiqui, em Parnamirim. Ainda de acordo com o relatório, o volume total acumulado em todos os mananciais monitorados no RN é de 48,89%.

 

A situação atual reforça a necessidade de planejamento e monitoramento contínuo dos recursos hídricos no estado, especialmente em regiões com histórico de estiagens prolongadas e vulnerabilidade no abastecimento. O Igarn monitora os reservatórios periodicamente para subsidiar políticas públicas e ações de gestão hídrica.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes