domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaques“Lei do offshore” deve acelerar decisões de investimento e estimular o desenvolvimento,...

“Lei do offshore” deve acelerar decisões de investimento e estimular o desenvolvimento, aponta Senai-RN

A Lei nº 15.097, sancionada pelo presidente Lula (PT) na sexta-feira 10, estabelece diretrizes para a geração de energia elétrica offshore no Brasil, visando atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico em estados e municípios. Segundo Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o país possui vasto potencial para energia eólica no mar, respaldado por estudos técnicos.

A legislação define duas modalidades para a concessão de áreas: “oferta permanente”, em que interessados podem solicitar áreas, e “oferta planejada”, com delimitação prévia pelo governo e licitação. A arrecadação será compartilhada entre União, estados e municípios, com incentivos à pesquisa, inovação e projetos sustentáveis.

Os valores arrecadados incluirão bônus de assinatura, taxas anuais de ocupação e uma participação proporcional à energia gerada, dividida entre União, estados e municípios. Regulamentações futuras detalharão critérios de concorrência, exigências ambientais e requisitos técnicos.

 

Com 244,56 GW em projetos de energia eólica offshore cadastrados no Ibama, o Brasil supera em sete vezes a capacidade instalada em terra. O Nordeste concentra quase metade dessa potência, com destaque para o Rio Grande do Norte, líder nacional em energia eólica terrestre e potencial de 54,5 GW no mar, suficiente para atender um terço da demanda elétrica de 2020.

 

Roberto Serquiz, presidente da FIERN, considera o marco regulatório um avanço crucial para destravar investimentos e desenvolver a energia renovável offshore no Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes