sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasAS PROVAÇÕES DA VIDA – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

AS PROVAÇÕES DA VIDA – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

AS PROVAÇÕES DA VIDA

Esse mundo é, sem dúvida, um vale de lágrimas, dores, angústias e de grandes vitórias para os que persistem na esperança da fé. Claro que viver não é coisa fácil, pois as tribulações e as provações são constantes e a certeza que temos é que elas viram nos fazer sentir o amargo da vida e afligir nos entres queridos, que sofreram conosco.

É bem verdade que nossa passagem pela terra traz em nossos cartões de estadia, as duras experiências desagradáveis, dentre elas estão: doenças, calamidades, acidentes, solidão, angústia, tristeza, desespero, injustiça e a morte. E quase sempre, a visão é de que a vida não é justa ou mesmo nos perguntamos por que o Eterno permite tais dores em que os inocentes sofrem enquanto o mal se glória.

Quando as calamidades e provações chegam, é necessário que nossa mente esteja firmada na rocha, pois é de lá que flui pensamentos positivos e visões de vitórias, como explica o livro de 1 Pedro que diz: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, ara que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”. (1 Pedro 1:6 -7) Creia, a vitória é sua. Então, descanse na certeza de que a fé é real e a esperança é duradora.

Por outro lado, as duras provações criam um espírito de piedade dentro de nós e nos leva a patamares maiores nos permitido conhecer a glória de Deus, como explica o apóstolo Paulo ao afirmar: “nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Romanos 5:3 – 5). Então, erga a cabeça e, em alto e bom som, diga: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

É bom lembrar que as tribulações produzem perseverança, integridade, caráter justo, generosidade e elevação espiritual, como comenta o apóstolo Tiago ao dizer: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, após de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:2-4,12).

Portanto, o Eterno jamais vai nos abandonar diante da tempestade, e independentemente do que esteja acontecendo, permaneça integro e fiel e certamente o socorro chegará, pois, o Eterno já tomou posse do seu clamor e as provações serão extintas e você vai cantar a vitória. “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Apesar de estarmos em uma batalha espiritual, Satanás não tem autoridade nenhuma sobre o crente em Cristo. Deus nos deu a Sua Palavra para nos guiar, o Seu Espírito Santo para nos capacitar e o privilégio de podermos nos aproximar dEle em qualquer lugar, a qualquer momento, para orar sobre qualquer coisa. Ele também nos assegurou que nenhuma tribulação nos testará além da nossa capacidade de suportá-la, e que “juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13).

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós! (2 Coríntios 1:3-4)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes