AS PROVAÇÕES DA VIDA – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

AS PROVAÇÕES DA VIDA - (Artigo da Semana) – [email protected]

AS PROVAÇÕES DA VIDA

Esse mundo é, sem dúvida, um vale de lágrimas, dores, angústias e de grandes vitórias para os que persistem na esperança da fé. Claro que viver não é coisa fácil, pois as tribulações e as provações são constantes e a certeza que temos é que elas viram nos fazer sentir o amargo da vida e afligir nos entres queridos, que sofreram conosco.

É bem verdade que nossa passagem pela terra traz em nossos cartões de estadia, as duras experiências desagradáveis, dentre elas estão: doenças, calamidades, acidentes, solidão, angústia, tristeza, desespero, injustiça e a morte. E quase sempre, a visão é de que a vida não é justa ou mesmo nos perguntamos por que o Eterno permite tais dores em que os inocentes sofrem enquanto o mal se glória.

Quando as calamidades e provações chegam, é necessário que nossa mente esteja firmada na rocha, pois é de lá que flui pensamentos positivos e visões de vitórias, como explica o livro de 1 Pedro que diz: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, ara que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”. (1 Pedro 1:6 -7) Creia, a vitória é sua. Então, descanse na certeza de que a fé é real e a esperança é duradora.

Por outro lado, as duras provações criam um espírito de piedade dentro de nós e nos leva a patamares maiores nos permitido conhecer a glória de Deus, como explica o apóstolo Paulo ao afirmar: “nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Romanos 5:3 – 5). Então, erga a cabeça e, em alto e bom som, diga: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

É bom lembrar que as tribulações produzem perseverança, integridade, caráter justo, generosidade e elevação espiritual, como comenta o apóstolo Tiago ao dizer: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, após de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:2-4,12).

Portanto, o Eterno jamais vai nos abandonar diante da tempestade, e independentemente do que esteja acontecendo, permaneça integro e fiel e certamente o socorro chegará, pois, o Eterno já tomou posse do seu clamor e as provações serão extintas e você vai cantar a vitória. “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Apesar de estarmos em uma batalha espiritual, Satanás não tem autoridade nenhuma sobre o crente em Cristo. Deus nos deu a Sua Palavra para nos guiar, o Seu Espírito Santo para nos capacitar e o privilégio de podermos nos aproximar dEle em qualquer lugar, a qualquer momento, para orar sobre qualquer coisa. Ele também nos assegurou que nenhuma tribulação nos testará além da nossa capacidade de suportá-la, e que “juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13).

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós! (2 Coríntios 1:3-4)

Deixe um comentário