sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioEducaçãoEnem dos concursos não tem prazo para acontecer após adiamento

Enem dos concursos não tem prazo para acontecer após adiamento

Governo federal decidiu por adiar as provas do Concurso Nacional Unificado, marcadas para este domingo 5 em todo o país, após as fortes chuvas atingirem o estado do Rio Grande do Sul.

O “Enem dos Concursos”, como é mais conhecido, estava marcado para acontecer neste fim de semana no Brasil, mas as autoridades do Rio Grande do Sul solicitaram o adiamento em virtude da situação de calamidade pública devido as chuvas que o estado está passando nos últimos dias.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, cuja pasta está à frente na organização do concurso, chegou a consultar o advogado-geral da União, Jorge Messias, sobre as providências jurídicas que podem ser tomadas sobre o caso.

 

Na noite da última quinta-feira 2, o ministério havia divulgado uma nota afirmando que as provas estavam mantidas para o domingo 5.

 

Durante uma coletiva de imprensa dos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), na tarde desta sexta-feira 3, a ministra Esther Dweck confirmou o adiamento do concurso e disse que ainda não há uma nova data para que o certame seja aplicado.

“Não temos uma nova data. Nas próximas semanas podemos divulgar a nova data, mas, nesse momento, toda a questão logística envolvida na prova não nos permite dar uma nova data com segurança”, afirmou.

 

“Essa decisão de adiamento do concurso busca garantir a integridade dos participantes, preservando a vida das pessoas e conferindo segurança jurídica ao concurso”, completou.

A decisão foi tomada após uma análise coletiva e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), “nos alertou dos riscos de realizar as provas no estado”.

 

Ao todo, mais de 2,1 milhões candidatos inscritos no CNU fariam a prova em 228 municípios do Brasil. Desses, 80.348 são do RS, o oitavo estado com mais números de inscritos.

O Rio Grande do Norte tem 52.072 candidatos inscritos que realizariam as provas em quatro cidades: Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó. Os candidatos serão distribuídos em 93 locais de prova, totalizando 1.503 salas em todo o estado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes