domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasReflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

HELDER HERONILDES, UM MITO VIVO

Caros, amigos e amigas, não posso, e não devo chamar de leitores, e sim de amigos e amigas, que ao longo do tempo vem acompanhando meus escritos; deste simples servo do eterno Deus. E sem nenhuma modéstia, quero agradecer pelo companheiro e pela amizade, que criou laços de cumplicidade e de correção mútua, na caminhada do dom chamado vida.

É publico e notório, que sempre estou atento as injustiças praticadas, a falta de compaixão, de amor, e ao mesmo tempo, ao descompromisso com o sentimento de empatia, que alguns demonstram. Porém, aqui dentro do meu coração, deixo escorrer lágrimas de lamentação por alguns que ainda não entenderam, que nesta vida, a grandeza está em servir.

Longe de mim, simples servo, ao ler uma dessas, colocações erradas, silenciar-me. É como pedir para o sol esquecer seu brilho ou mesmo dizer ao mar que pare de entoar sua eterna canção de vida.

Foi numa dessas minhas leituras, que percebi, o quanto a cidade de Mossoró deve ao generoso e intelectual Helder Heronildes da Silva, que é exemplo de bom homem, bom filho, bom esposo, bom pai e bom amigo.

Hoje, sua figura sábia, de andar cansado, de olhar profundo, de análise sincera, não pode, e não deve ser esquecida, ou mesmo destratada por quem não o conhece bem, nem sabe do companheirismo, do seu heroísmo na luta pelas causas sociais, e sua disposição de sempre praticar a justa justiça.

Helder, em sua simplicidade e no seu silêncio amoroso é: Advogado, ex-presidente Lion, escritor com vários livros lançados, presidente da AMOL, membro do ICOP, imortal da ANL, Imortal da ACJUS, presidente de honra da ACJUS, venerável, maçom, ex-reitor da UERN e um grande ser humano.

Helder chegou tão profundo em sua espiritualidade, que nem o louvor, e nem a censura, lhe causa dor ou tristeza, pois para ele, tudo é igual. E quando conversamos com ele, fica fácil perceber que é uma pessoa especial, pois nos ensina o quanto é importante ser bom e gentil com os outros. Mesmo com aqueles que nos causa danos.

Seu olhar sincero e seu sorriso amigo, nos indica o caminho certo, com palavras simples e de profundo impacto.

Helder é grande, aplaudido aqui, na bela e quente Mossoró, no estado do RN, no Brasil, e na Califórnia, onde foi aplaudido de pé por vários minutos, em honra ao seu viver digno e justo.

Diz as Sagradas Letras sobre o homem bom: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho.  Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. (Salmos 37:23-24)

Helder foi um dos fundadores da AMOL – Academia Mossoroense de Letras, e até os nossos dias é o seu presidente. Com Helder, a AMOL cresceu, aprendeu, chorou, lamentou, e sentiu as mais linda emoções nas posses de seus novos imortais. Sim, a AMOL é motivo de orgulho e inspiração para outras academias que surgiram ao longos dos anos. Por isso, gritamos em grande voz, viva a Helder, e viva a AMOL.

Quanto a AMOL, sempre foi e sempre será uma grande Academia de Letras, que é formada por homens e mulheres dignos, sinceros, honestos e bons escritores. Eu sei que a AMOL e nem mesmo Helder, precisam de defensores, pois suas histórias são defesas sólidas, que ecoam da terra até a eternidade.

Então, só resta dizer: Viva a Helder, exemplo verdadeiro de como é, em sua essência, um verdadeiro ser humano.  E viva a AMOL, que é obstinada em caminhar no caminho dos justos.

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes