domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesVarejo potiguar teve variação positiva no mês de outubro

Varejo potiguar teve variação positiva no mês de outubro

No mês de outubro, o volume de vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte teve um aumento de 0,8% em relação a setembro. Esta foi a primeira variação positiva depois de três meses anteriores de queda.

Apesar desse crescimento ter sido apenas o 5º maior da região Nordeste, o RN e os demais estados nordestinos aparecem todos com uma variação positiva em outubro, com exceção da Bahia (-0,8%) e Pernambuco (-1,5%). O estado potiguar obteve um aumento de 2,1% da receita do comércio varejista, sendo o terceiro maior da região Nordeste, atrás de Alagoas (3,6%) e Sergipe (2,5%).

Além disso, o desempenho das vendas no RN ficou acima do resultado obtido no Brasil, que teve queda de 0,1% no volume de vendas e piora de 0,7% na receita do comércio varejista. Com estes resultados, o estado possui alta acumulada de 0,8% nos últimos 12 meses e teve desempenho melhor que no mesmo período de 2020 (-8,9%).

Após julho, agosto e setembro de quedas no volume de vendas, o varejo ampliado conseguiu atingir um crescimento em outubro de 0,2% em relação ao mês anterior. No entanto, esse número é o menor alcançado dentre as variações obtidas como positivas pelo Rio Grande do Norte até agora em 2021.

Além do RN, apenas Piauí e Alagoas atingiram, no mês de outubro, resultado positivo no comércio varejista ampliado, obtendo respectivamente 0,3% e 4,4%, sendo este último o melhor resultado do Nordeste no mês. Apesar disso, todos os estados da região ficaram acima do desempenho nacional, que registrou queda de 0,9%.

No que diz respeito ao volume acumulado nos últimos 12 meses, o Rio Grande do Norte possui alta de 3,4% em outubro, fazendo com que o estado possua o terceiro pior desempenho acumulado de vendas do Norte/Nordeste nesse período, a frente apenas de Tocantins (3,1%) e Amazonas (2,9%).

Contudo, o RN possui desempenho acumulado melhor que no ano de 2020 (-4,1%) nesse mesmo mês de referência. O comércio varejista ampliado inclui, além do varejo comum, a venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção.

Desempenho do setor de serviços segue em baixa e registra pior resultado

O resultado obtido pelo Rio Grande do Norte no mês de outubro foi uma redução de 3,5% no volume de serviços, a maior queda do ano até o momento. Com isso, o estado potiguar é o único a registrar o quarto mês seguido de desempenho negativo no setor de serviços na região Nordeste.

Ademais, foi o terceiro pior entre os estados da região em relação ao mês passado. Apenas o estado do Piauí (-4,5%) e Sergipe (–4,0%) obtiveram pior desempenho. Todos os três bem abaixo da média nacional de -1,2%.

Apesar disso, Ceará, Paraíba e Alagoas apresentaram aumento em seus volumes de serviços.

A piora no setor de serviços pode ser evidenciada também na redução de receitas que o estado potiguar apresentou, uma retração de 3,0%. Foi o segundo pior desempenho do país, atrás apenas do Mato Grosso (-4,7%).

Contudo, dos cinco melhores desempenhos, quatro foram de estados da região Nordeste: Pernambuco (1,7%), Paraíba (2,3%), Ceará (3,7%) e Alagoas (4,2%) – este último com a maior variação de receita do país. Os demais estados da região apresentaram índices negativos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes