segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesUFRN vai discutir calendário acadêmico após fim da greve dos professores e...

UFRN vai discutir calendário acadêmico após fim da greve dos professores e técnicos

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu nesta quarta-feira 17 representantes de professores da instituição, que vão entrar em greve na próxima segunda-feira 22. Os servidores solicitaram apoio institucional no diálogo junto ao Governo Federal, visando à valorização e reestruturação da carreira, bem como a recomposição orçamentária das instituições federais de ensino.

O presidente do Adurn-Sindicato, Oswaldo Negrão, relatou que a categoria realizou assembleia e plebiscito para decidir sobre a adesão à greve. Na consulta junto aos docentes, mais de 60% votaram favoravelmente pela paralisação. “Esperamos que a greve seja potente e breve”, disse Negrão.

 

O reitor Daniel Diniz afirmou que a rede de universidade federais vem mantendo diálogo junto ao Governo Federal, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

 

O gestor contou que, no dia 12 de abril, em audiência com a Presidência da República, as instituições de ensino reforçaram a necessidade urgente de recomposição do orçamento, de reestruturação da carreira dos servidores técnico-administrativos e docentes, bem como de investimentos na assistência estudantil.

 

Além da recomposição do orçamento das Ifes, o Adurn-Sindicato tem como reivindicação o reajuste salarial linear para os servidores públicos federais de 7,06% em 2024, 7,06% em 2025, e 7,06% em 2026, totalizando 22,8%, e a reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Na UFRN, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) criou uma Comissão Interna de Mediação Organizacional durante a paralisação, com o objetivo de manter diálogo permanente com os servidores para dar encaminhamentos durante o período de greve.

 

A UFRN fará discussão sobre possíveis alterações no calendário universitário após a finalização da greve, quando os Colegiados Superiores da instituição decidirão sobre o tema.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes