sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesUfersa marca Dia da Árvore com distribuição de mudas no Vingt Rosado

Ufersa marca Dia da Árvore com distribuição de mudas no Vingt Rosado

Antecipando as comemorações pelo Dia da Árvore, comemorado neste sábado, 21 de setembro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Projeto de Extensão Meu Bairro Arborizado, realizou na manhã desta sexta-feira, 20, distribuição de 200 mudas, entre nativas e frutíferas, no Conjunto Vingt Rosado, em Mossoró. “É uma forma de conscientizar a população sobre a importância do cultivo e da preservação desse recurso natural que é de grande importância para o planeta”, afirmou o coordenador do Setor de Mudas da Ufersa, o engenheiro agrônomo Giorgio Mendes. O Dia da Árvore antecede o início da primavera no hemisfério sul.

Valdecia Dantas, aprovou a iniciativa/Foto: Passos Júnior
Além das mudas, os moradores do Vingt Rosado receberam um folheto explicativo sobre a importância das árvores que são um símbolo da natureza, exercendo muitas funções benéficas como, por exemplo, regulam a temperatura e o clima; evitam erosão e desgaste dos solos; produzem oxigênio; retém a água da chuva evitando secas e inundações; fornece sobra e protege contra ventos, além de produzir frutos que alimentam os homens e animais. “Trazemos como mensagem a ideia de que se cada um cultivar uma árvore faremos a diferença em nossa cidade que está localizada numa região do semiárido com o clima muito quente”, afirmou Giorgio. O folheto também traz dicas importantes para o cultivo das plantas como o melhor horário para o transplante da muda para o solo, a profundidade da cova, os tipos de adubos e como regá-las.

Tendo o cultivo de plantas como uma terapia, a moradora Valdecia Dantas, aprovou a iniciativa da Ufersa. “É um projeto muito interessante ao promover a educação ambiental incentivando a arborização que só traz benefícios, além da conscientização da população para que o nosso bairro fique cada vez mais arborizado, amenizando, desta forma, o clima que aqui é muito quente”, opinou, ao levar duas mudas: craibeira (nativa) e pinha (frutífera). Também considerando uma ação importante em defesa da natureza, o senhor Josemar da Silva optou em levar duas mudas frutíferas – goiaba e caju – para plantar no quintal de casa. E a adolescente Dandara Brito pegou uma muda de pinha e garantiu todo cuidado para com a planta.

Ufersa/Assecom

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes