domingo, 11 de janeiro de 2026
InícioDestaquesUern apresenta diagnóstico socioeconômico da Festa de Santa Luzia 2025

Uern apresenta diagnóstico socioeconômico da Festa de Santa Luzia 2025

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vai divulgar, no próximo dia 13 de janeiro, às 9h, o Diagnóstico Socioeconômico da Festa de Santa Luzia 2025. A apresentação acontecerá no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), em Mossoró.

O levantamento foi produzido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró e a Diocese de Mossoró e revela a dimensão cada vez maior da festa, que já se consolida como um dos maiores eventos religiosos do Nordeste. Segundo o estudo, Mossoró recebeu visitantes de 48 municípios de nove estados brasileiros, formando um público estimado em 422.086 pessoas ao longo do período da festa.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professor doutor Leovegildo Cavalcanti, os números refletem a relevância crescente do evento no cenário religioso e econômico do Rio Grande do Norte.

“A Festa de Santa Luzia está se consolidando como a maior festa religiosa do estado. Esses resultados são fruto de um trabalho baseado em metodologia científica, realizado diretamente pela equipe da Uern, da Faculdade de Ciências Econômicas, com o envolvimento dos alunos dos cursos de Economia, Contabilidade, Turismo e Administração”, destacou.

O professor explicou ainda que o estudo reuniu um grande volume de informações, o que permitiu uma análise detalhada do perfil do público.

“Foram aproximadamente 80 mil dados coletados, organizados e cruzados para gerar diferentes análises. Avaliamos o impacto econômico, a procedência dos fiéis, a opinião sobre a construção do Santuário de Santa Luzia e até a disposição das pessoas em contribuir financeiramente para essa obra”, acrescentou.

A pesquisa de campo foi realizada entre 22 de novembro e 13 de dezembro, com 1.630 entrevistados. O levantamento apresenta margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, o que garante a credibilidade dos resultados.

Além da Festa de Santa Luzia, a Uern tem tradição em estudos de impacto de grandes eventos. A universidade já realizou pesquisas semelhantes sobre a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, o Carnaval de Apodi e, desde 2017, desenvolve levantamentos anuais sobre o Mossoró Cidade Junina, contribuindo para o planejamento e a avaliação das principais manifestações culturais e religiosas da região.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

- Advertisment -

Notícias Recentes