sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesSistema de energia solar permite economia de 46% à Escola de Governo

Sistema de energia solar permite economia de 46% à Escola de Governo

A governadora Fátima Bezerra assinou, nesta sexta-feira (27), a ordem de serviço para a implantação do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica na sede da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). A iniciativa projeta uma economia de 46% sobre o consumo ativo de energia do prédio localizado no Centro Administrativo, em Natal.

Fátima Bezerra destacou a importância da ação, afirmando que a Escola de Governo é apenas o primeiro órgão do Centro Administrativo a contar com esse sistema, mas que a expectativa é atender todas as secretarias, de modo a tornar a área mais econômica e sustentável.

A secretária da Administração, Virgínia Ferreira, ressaltou que o projeto é pioneiro no âmbito da Administração Pública Estadual e que são muitos os ganhos com a implantação do sistema de geração de energia solar. “Além de energia limpa e renovável, esse sistema vai gerar redução de despesa com energia elétrica bastante significativa para a Escola de Governo. Representa, também, um pioneirismo da atual gestão nessa área”, disse.

O secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, reiterou que o projeto é inovador no âmbito da sustentabilidade, já que a produção de energia será baseada na disponibilidade solar, transformando células fotovoltaicas em energia elétrica. “Sem dúvidas, é um marco no governo da professora Fátima Bezerra, no sentido de poder levar sustentabilidade a todos os órgãos do Rio Grande do Norte”.

Na Escola de Governo, o sistema de geração fotovoltaica será instalado sobre o auditório master do prédio, que compreende uma área de aproximadamente 1.500 metros quadrados. Com capacidade projetada para produzir 268 kWp (kilowatt pico) e será capaz de economizar, no mínimo, R$ 13.006,34 por mês, totalizando aproximadamente R$ 156 mil/ano. Além disso, o tempo de retorno do investimento do sistema fotovoltaico é previsto em cinco anos.

Representante da empresa Avançar Construções e Incorporações Eireli, vencedora do processo licitatório, Mario dos Santos Junior, disse que a implantação dos painéis solares deve ocorrer até o final deste ano. “Pretendemos iniciar a implantação do sistema o mais breve possível, para começar 2022 com esse grande marco na Administração Estadual, que são as usinas fotovoltaicas, sem impacto ambiental”.

Na solenidade, a governadora comentou ainda sobre a criação do Laboratório de Inovação na Escola de Governo, um ambiente colaborativo voltado para fomentar a criatividade e a experimentação com o intuito de desenvolver inovações para melhorar os serviços públicos e lidar com problemas complexos. O evento de lançamento do espaço deve ocorrer nas próximas semanas.

“Com essa iniciativa, teremos atendidos um dos itens do programa de Governo, que é a criação de um laboratório de inovação, onde a Escola de Governo vai poder discutir problemas e apresentar soluções inovadoras para outros órgãos do Governo do Estado”, disse João Emanuel Evangelista, diretor-geral da EGRN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes