sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesSesap reforça vigilância após aumento de intoxicações por metanol

Sesap reforça vigilância após aumento de intoxicações por metanol

Por BNews Natal

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou, por meio de nota, que não há qualquer registro de caso confirmado ou suspeito de intoxicação por metanol a partir da ingestão de bebida alcóolica no Rio Grande do Norte até o fim da tarde desta quinta-feira (2).

Segundo a pasta, toda a estrutura de vigilância – em especial o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) – segue ativa em monitoramento do quadro no estado.

A nota técnica estadual é direcionada aos serviços de saúde e trata desde a definição de casos suspeitos a partir da avaliação clínica, as condutas necessárias para condução do caso (suporte de tratamento, exames, etc), até a notificação dos casos por meio das estruturas oficiais de saúde.

Quais os riscos de ingerir metanol?

O metanol é um solvente altamente tóxico, cuja ingestão, frequentemente associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, pode causar intoxicações graves. Os principais sinais e sintomas são dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea que podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância.

Diante desses sintomas, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa e o profissional de saúde deve ligar para o CIATox da sua região para que o serviço de saúde faça a notificação e a investigação do caso.

Com o aumento de casos de intoxicação, com foco em São Paulo, a situação foi classificada pelo Ministério da Saúde como Evento de Saúde Pública, demandando maior sensibilidade dos serviços de saúde e vigilância. O ministério também instalou nessa quarta-feira (1º) uma Sala de Situação para monitorar os casos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes