quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesSesap estuda ações de mapeamento das novas variantes da Covid-19 no Estado

Sesap estuda ações de mapeamento das novas variantes da Covid-19 no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estuda novas formas de controle da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Norte, envolvendo a vigilância da epidemia com testes e rastreio das cepas em circulação no estado. Para isso, como uma das etapas desta ação, a Sesap estuda instalar um posto de testagem voluntária no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, em parceria com a Inframérica, o município de São Gonçalo do Amarante e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Na manhã desta quarta-feira (4), a equipe técnica da Sesap visitou o terminal aéreo para discutir o processo de organização da testagem em passageiros que desembarquem no Rio Grande do Norte. A ideia inicial é realizar testes rápidos em quem esteja chegando ao estado e se voluntarie para o exame. Em caso de positivo, o passageiro será isolado e passará por um novo teste, dessa vez de RT-PCR.

O transporte da pessoa para o local de isolamento será feito também pela Sesap. “A testagem é uma arma importante no controle da pandemia, por isso estamos traçando essa estratégia no aeroporto, em paralelo com outras ações”, explicou a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Diana Rego.

O trabalho no aeroporto poderá ser feito em parceria com a representação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante. O secretário Jalmir Simões também acompanhou a visita, onde as equipes vistoriaram possíveis locais que poderão ser cedidos pela administração do aeroporto para instalação das estruturas de testagem e isolamento. “Temos uma estrutura de saúde funcionando 24h, que pode servir de apoio para qualquer ação”, disse o gestor de São Gonçalo.

Além do controle de testagem, a Sesap também poderá fazer, em alguns casos, o sequenciamento dos coronavírus eventualmente identificados em passageiros infectados, a fim de rastrear as cepas circulantes. “O sequenciamento genômico também é muito importante para o controle da epidemia. No momento, enviamos as amostras para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, ou para o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Mas, quando recebermos os novos equipamentos, poderemos realizar esse trabalho aqui”, ressaltou Derley Galvão, diretor administrativo do Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen-RN), que também esteve no aeroporto.

A visita também foi acompanhada por Ibernon Martins, superintendente do aeroporto, a subcoordenadora de vigilância sanitária da Sesap, Diviane Alves, e servidores do escritório da Anvisa no aeroporto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes