quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesRN+Protegido: Governo inicia distribuição de máscaras à população

RN+Protegido: Governo inicia distribuição de máscaras à população

Daniel Herrera/SEDEC

Nesta quinta-feira (23), funcionários da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) deram início à distribuição de máscaras de tecido em filas de agências bancárias, onde a população que busca pelos serviços financeiros presenciais fica exposta à contaminação por covid-19. A ação faz parte da agenda de distribuição dos equipamentos adquiridos pelo programa RN+Protegido, lançado na última semana pelo Governo do RN, para distribuir máscaras produzidas nas oficinas do projeto Pró-Sertão, liderado pela Sedec. As primeiras 200 mil máscaras foram doadas ao programa pela indústria Guararapes e já começam a chegar a diversos públicos através do trabalho conjunto de secretarias e órgãos do Governo.

Desde a sexta-feira passada (17), quando o programa foi lançado, as máscaras têm chegado a diferentes parcelas da sociedade, com prioridade aos grupos de risco e servidores que trabalham com atendimento direto ao público. O presidente da Associação dos Supermercados do RN, Nelson Leiros, recebeu do secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, 15 mil unidades. Outras 15 mil foram entregues à Polícia Militar de todo o estado.

Os números são referentes a uma primeira etapa da campanha, tendo em vista a chegada de novas máscaras a cada semana. Os itens estão sendo fabricados em parceria com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e da indústria têxtil do RN, em especial Coteminas e Guararapes. Esta última é responsável por coordenar a produção nas 78 oficinas de costura que compõem o Pró-Sertão, garantindo o emprego de 4 mil trabalhadores. Nas oficinas, os funcionários respeitam as normas de higiene e limpeza, mantendo distância entre as máquinas e utilizando máscaras de proteção.

O comitê responsável pela distribuição dos itens, formado pela Controladoria Geral do Estado (Control) e as secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Trabalho, da Habitação e da Ação Social (Sethas), separou 70 mil unidades para serem entregues a prefeituras da região metropolitana e interior do Rio Grande do Norte. Cada município deverá fazer o repasse para a população através de suas secretarias. Nesta primeira etapa, 19 municípios serão contemplados, entre eles Natal (15 mil unidades), Mossoró (15 mil unidades), São Gonçalo do Amarante (8 mil unidades) e Macaíba (5 mil unidades). O número de itens e de municípios será incrementado semanalmente, de acordo com o aumento de produção do RN+Protegido.

Ana Carla, cliente da Caixa Econômica Federal do Alecrim, em Natal, chegou às 8h da manhã na agência ficou agradecida pela doação. A dona de casa ainda esperava na fila às 10h45, do lado de fora da agência, sem nenhuma proteção. A demora era para receber o auxílio emergencial de R$ 600 anunciado pelo Governo Federal. “Achei ótima essa ação, porque estava precisando muito da máscara. Realmente eu não tinha o dinheiro para comprar, até por isso estou nessa fila”, desabafou. Ao entregar as máscaras, os funcionários orientaram sobre a lavagem e reutilização dos itens.

A Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Ação Social (Sethas) também articula a entrega de máscaras em lares de idosos (idosos e cuidadores), albergues noturnos, Unidades de Acolhimento Provisório, Consultórios na Rua (Natal, Mossoró e Parnamirim), Movimento da População de Rua, Albergues e Centros POP, e Centros de Desenvolvimento Social e Comunitário (CEDESC). O PROCON-RN irá fazer entregas em feiras públicas

Edec/Assecom

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes